Um parque urbano na formação de professores

Autores

  • Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i1.48673

Palavras-chave:

Ensino, Humanidades, Cidade, Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de formação de professores realizada no âmbito de um Programa de Pós-Graduação, no Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), com professores da educação básica da rede pública na área de Ciências Humanas, com destaque para a área de Sociologia. Por meio de um material educativo, este trabalho tem como objetivo analisar o potencial educativo e crítico dos espaços da cidade, em especial do Parque Moscoso, parque urbano situado no centro histórico da cidade de Vitória/ES, e suas interfaces com educação, memória e cidade. Em linhas gerais, concluímos que o Parque Moscoso é um espaço educativo que, por meio de sua memória e dependendo das mediações promovidas, pode revelar contradições sociais que vêm se constituindo juntamente com a história da cidade.

Biografia do Autor

  • Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra em Ciências Sociais (UFES). Mestra em Ensino de Humanidades (IFES). A pesquisa contou com o apoio da Fapes. 

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Publicado

23-05-2025

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

Um parque urbano na formação de professores. (2025). Simbiótica. Revista Eletrônica, 12(1), 114-133. https://doi.org/10.47456/simbitica.v12i1.48673