Identidade, educação e ações afirmativas
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v1i3.5495Resumo
Neste artigo abordarei de forma exploratória o cenário político-cultural brasileiro contemporâneo a partir de políticas sociais com critérios étnico-raciais implantadas pelo governo federal na educação nos últimos dez anos. Desta forma descreverei os principais decretos e leis que inauguram ações concretas do Estado acerca da questão étnico-racial. Assim, estarei suscitando as possíveis contribuições dos estudos culturais para o entendimento da temática proposta, bem como, trazer algumas reflexões acerca das equivocadas interpretações a respeito das políticas afirmativas. Vale ressaltar, que não é meu intuito analisar as minúcias desses documentos já que necessitaria de um estudo mais denso e demorado, mas sim trazer um rápido panorama geral dessas ações políticas no contexto nacional e os avanços que essas conquistas sociais estão proporcionando no sentido de ampliarem o debate no país sobre outras desigualdades que não se explicam apenas por um viés socioeconômico. Entretanto, as dificuldades de implementação das ações afirmativas nos estados e municípios têm sido um dos grandes entraves para sua efetivação.
Abstract: In this article I will discuss in an exploratory way the political-cultural contemporary Brazilian from social policies to cut racial and ethnic implemented by the federal government in education over the past ten years. Thus, I will be describing the main decrees and laws that inaugurate concrete actions of the State on the racial and ethnic issue. So, I will be raising the possible contribution of cultural studies to the understanding of the proposed theme and give some reflections about the misleading interpretations regarding the affirmative. It is noteworthy, that is not my intention to analyze the minutiae of these documents, as would require a more dense and lengthy, but bring a quick overview of these policy actions at the national and the advances that are providing these social achievements towards broaden the debate in the country about the social and cultural inequalities. However, difficulties in the implementation of affirmative action in states and municipalities has been one of the major obstacles to its realization.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cleberson de Deus Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).