O being e o becoming otaku: trajetórias e carreiras de fãs de animê e de mangá
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v1i6.8078Resumo
Este artigo tem por objetivo delinear os processos de “tornar-se” e “ser” um otaku (um aficionado por cultura pop japonesa). Para tal, foram utilizados dados etnográficos coletados na região de Vitória (ES) ao longo de 2010 e 2011, assim como quatro entrevistas em profundidade feitas em 2011 e 2012. A partir destas, foram identificadas quatro etapas na trajetória de “tornar-se” um otaku (“familiarização”, “iniciação”, “conversão” e “legitimação”), e três “carreiras” típicas da vivência otaku (“entrepreneur”, “promoter” e “performer”). Porém, além de uma tentativa de elaborar tipologias do universo otaku, há também um esforço de, através dos casos estudados, adicionar à discussão dos conceitos de “carreira” e “trajetória”.
Abstract: This article intends to delineate the process of "becoming" and "being" an otaku (a Japanese pop culture enthusiast). To this end, I used ethnographic data collected in Vitoria (ES) between 2010 and 2011, as well as four in-depth interviews done in 2011 and 2012. From these, I identified four steps on the trajectory of "becoming" an otaku ("familiarization", "initiation", "conversion" and "legitimation"), and three "careers" typical of the otaku experience (“entrepreneur”, “promoter” and “performer”). However, apart from an attempt to elaborate typologies about the otaku universe, there's also an effort to, through the studied cases, add to the discussion about the concepts of “career” and “trajectory”.
Resumen: En este artículo se pretende esbozar el proceso de “llegar a” y “ser” un otaku (un aficionado de cultura pop japonesa). Para esto, utilizaran-se dados etnográficos colectados en Vitoria (ES) a lo largo de los años de 2010 y 2011, así como cuatro entrevistas en profundidad hechas en 2011 y 2012. A partir de estas, fueran identificadas cuatro etapas na trayectoria de “llegar a” ser otaku (“familiarización”, “iniciación”, “conversión” y “legitimación”), y tres “carreras” típicas da vivencia otaku (“entrepreneur”, “promoter” y “performer”). No obstante, aparte de un intento de elaborar tipologías del universo otaku, también hay un esfuerzo de, por parte de los casos estudiados, agregar a la discusión sobre los conceptos de “carrera” y “trayectoria”.
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