O multiculturalismo na filmografia escolhida de Woody Allen: "Ponto Final – Matchpoint", "Meia Noite em Paris" e "Para Roma com Amor"

Authors

  • Duilio Maximiano Lanzoni Programa de Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v6i1.27208

Abstract

Este artigo tem como principal objetivo explicar a noção de multiculturalismo no contexto da atualidade, tendo como ideia principal os efeitos provocados pelo fenômeno da globalização presentes na filmografia de Woody Allen. É usada como corpus a produção cinematográfica do diretor norte-americano, nos filmes Ponto Final – Matchpoint, Meia noite em Paris e Para Roma com Amor. Deles, desprendem-se cenas que caracterizam a diversidade cultural, o comportamento e os costumes que desenham os espaços cosmopolita, universal e contemporâneo.

Palavras-chave: Multiculturalismo; Filmografia; Woody Allen; Globalização; Contemporaneidade.


Resumen

Este artículo tiene como objetivo principal explicar los principios del multiculturalismo en el contexto social actual. La idea principal consiste en mostrar los efectos provocados por el fenómeno de la globalización presente en la filmografía de Woody Allen. Es utilizado como corpus la producción cinematográfica del director estadunidense Woody Allen, en las películas La provocación, Medianoche en París y A Roma con amor. De ellas emanan escenas que caracterizan la diversidad cultural, el comportamiento y las costumbres que proyectan espacios cosmopolitas, universales y contemporáneos.

Palabras clave: Multiculturalismo; Filmografía; Woody Allen; Globalización; Contemporaneidad.

 

Abstract

This article has as main objective to explain the notion of multiculturalism in the context of the present time, being its main idea the effects provoked by the phenomenon of globalization present in the filmography of Woody Allen. It uses as corpus the cinematographic production of the North American director Woody Allen in the films Matchpoint, Midnight in Paris and To Rome with Love. From them, scenes that characterize the cultural diversity, the behavior and customs that draw the cosmopolitan, universal and contemporary spaces are unfold.

Keywords: Multiculturalism; Filmography; Woody Allen; Globalization; Contemporaneity.

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Author Biography

Duilio Maximiano Lanzoni, Programa de Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP

Bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade São Judas Tadeu/USJT, Mestre pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Paulista/UNIP, Doutorando no Programa de Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP, Brasil. Coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Nove de Julho/UNINOVE. 

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Filmografia

Matchpoint. Direção: Woody Allen, Produção: Letty Aronson. London (UK): BBC Films, Thema Production, Jada Productions, 2006, 1 DVD

Meia Noite em Paris. Direção: Woody Allen, Produção: Letty Aronson. Paris (FR): Gravier Productions, Madiapro, Pontchartrain Productions, 2011, 1 DVD

Para Roma com Amor. Direção: Woody Allen, Produção: Faruk Alatan. Roma (IT): Medusa Fim, Gravier Productions, Perdido Productions, 2012, 1 DVD.

Published

09-08-2019

How to Cite

Lanzoni, D. M. (2019). O multiculturalismo na filmografia escolhida de Woody Allen: "Ponto Final – Matchpoint", "Meia Noite em Paris" e "Para Roma com Amor". Simbiótica. Revista Eletrônica, 6(1), 296–316. https://doi.org/10.47456/simbitica.v6i1.27208

Issue

Section

Artigos livres