O multiculturalismo na filmografia escolhida de Woody Allen: "Ponto Final – Matchpoint", "Meia Noite em Paris" e "Para Roma com Amor"
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v6i1.27208Abstract
Este artigo tem como principal objetivo explicar a noção de multiculturalismo no contexto da atualidade, tendo como ideia principal os efeitos provocados pelo fenômeno da globalização presentes na filmografia de Woody Allen. É usada como corpus a produção cinematográfica do diretor norte-americano, nos filmes Ponto Final – Matchpoint, Meia noite em Paris e Para Roma com Amor. Deles, desprendem-se cenas que caracterizam a diversidade cultural, o comportamento e os costumes que desenham os espaços cosmopolita, universal e contemporâneo.
Palavras-chave: Multiculturalismo; Filmografia; Woody Allen; Globalização; Contemporaneidade.
Resumen
Este artículo tiene como objetivo principal explicar los principios del multiculturalismo en el contexto social actual. La idea principal consiste en mostrar los efectos provocados por el fenómeno de la globalización presente en la filmografía de Woody Allen. Es utilizado como corpus la producción cinematográfica del director estadunidense Woody Allen, en las películas La provocación, Medianoche en París y A Roma con amor. De ellas emanan escenas que caracterizan la diversidad cultural, el comportamiento y las costumbres que proyectan espacios cosmopolitas, universales y contemporáneos.
Palabras clave: Multiculturalismo; Filmografía; Woody Allen; Globalización; Contemporaneidad.
Abstract
This article has as main objective to explain the notion of multiculturalism in the context of the present time, being its main idea the effects provoked by the phenomenon of globalization present in the filmography of Woody Allen. It uses as corpus the cinematographic production of the North American director Woody Allen in the films Matchpoint, Midnight in Paris and To Rome with Love. From them, scenes that characterize the cultural diversity, the behavior and customs that draw the cosmopolitan, universal and contemporary spaces are unfold.
Keywords: Multiculturalism; Filmography; Woody Allen; Globalization; Contemporaneity.
Downloads
References
BLOOM, Harold (2012). Abaixo as verdades sagradas. São Paulo: Companhia das Letras.
CASTRO, Ruy (2006). Um filme é para sempre. São Paulo: Companhia das Letras.
HÖSLE, Vittorio (2002). Woody Allen. Filosofía del humor. Barcelona: Tusquets.
LANZONI, Duilio Maximiano (2017). O multiculturalismo em filmografia “escolhida” de Woody Allen. São Paulo: Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista/UNIP, 194 f. Acesso em 08/2018. Disponível em: <https://www.unip.br/presencial/ensino/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/download/com_duiliomaximianolanzoni.pdf>
LARAIA, Roque de Barros (2001). Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
LAX, Eric (2009). Conversas com Woody Allen: seus filmes, o cinema e a filmagem. São Paulo: Cosac Naify.
LIPOVETSKY, Gilles (2005). A era do vazio. Ensaios sobre o individualismo. São Paulo: Manole, 2005.
RIBEIRO, Roberta C. (2014). “Woody Allen: o intelectual judeu entre a construção biográfica e a figura pública”. Revista Plurais, v.4, nº.2, pp. 59-79.
SANTOS, Milton (2008). A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP.
SCHICKEL, Richard (2004). Woody Allen. A life in film. Maryland: Natl Book Network.
______. (2010). “Entrevista a Woody Allen al periodista Richard Schickel”. El País. Cultura, canal TCM, 1 dic, 2010. Disponível em:<http://cultura.elpais.com/cultura/2010/12/01>. Acesso em 21/06/2018.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert ([1994]2002). Multiculturalismo, cine y medios de comunicación: crítica del pensamiento eurocéntrico. Barcelona: Paidós.
SOARES, Marcos C. P. (2013) “A figura do escritor em Meia noite em Paris de Woody Allen”. Itinerários, Araraquara, nº 36, pp. 81-97.
TAYLOR, Charles (2005). Multiculturalismo. Lisboa: Piaget.
______. (2004). Modern social imaginaries. Durham/London: Duke University Press.
UNESCO (2001). Mondialisation/globalisation. Acesso em 20/12/2017. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fr/social-and-human-sciences/themes/international-migration/glossary/globalisation/>
Filmografia
Matchpoint. Direção: Woody Allen, Produção: Letty Aronson. London (UK): BBC Films, Thema Production, Jada Productions, 2006, 1 DVD
Meia Noite em Paris. Direção: Woody Allen, Produção: Letty Aronson. Paris (FR): Gravier Productions, Madiapro, Pontchartrain Productions, 2011, 1 DVD
Para Roma com Amor. Direção: Woody Allen, Produção: Faruk Alatan. Roma (IT): Medusa Fim, Gravier Productions, Perdido Productions, 2012, 1 DVD.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Duilio Maximiano Lanzoni
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).