Aby Warburg, Fernando Pessoa y los paisajes astrológicos de sus ciencias de la expresión
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i3.39805Palabras clave:
Aby Warburg, Fernando Pessoa, Astrologia, ExpressãoResumen
Este artículo presenta una dialéctica entre la producción historiográfica de Aby Warburg y la producción poética de Fernando Pessoa a partir de un tema inusual que los une: el estudio diligente de la astrología en medio de su investigación artística. Además, ambos plantean cambiar el parámetro del esteticismo y la representación a favor del estudio del arte como ciencia de la expresión. Interesa, pues, aquí revalorizar la relevancia concreta de la astrología, con sus paisajes celestes, terrestres y, sobre todo, gráficos para este giro epistemológico.
Palabras-clave: Aby Warburg; Fernando Pessoa; Astrología; Expresíon.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio (1998), “Aby Warburg et la science sans nom”, in Image et mémoire. París, Hoebeke, pp. 9-43.
AGAMBEN, Giorgio (2007), Ninfe. Torino, Bollati Boringhieri.
ARISTÓTELES, HORÁCIO & LONGINO (2005), A Poética Clássica. São Paulo, Cultrix.
BARRETO, Priscila P. R. (2020), A Astrologia em Aby Warburg. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Guarulhos, UNIFESP, EFLCH.
BINSWANGER, Ludwig. & WARBURG, Aby (2005), La guarigione infinita. Storia clinica di Aby Warburg. (org. D. Stimilli). Vicenza, Neri Pozza Editore.
CAVALCANTI FILHO, José Paulo (2011), Fernando Pessoa, quase autobiografia. Rio de Janeiro, Record.
DELEUZE, Gilles (2015), Lógica do Sentido. São Paulo, Perspectiva.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2018), Atlas, or the Anxious Gay Science. Chicago, University of Chicago Press.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2009), La Imagen Superviviente. Historia del arte y tiempo de los fantasmas según Aby Warburg. Madrid, Abada.
GARIN, Eugenio (1988), O Zodíaco da Vida. A polêmica sobre a astrologia do século XIV ao século XVI. Lisboa, Editoria Estampa.
GHELARDI, Maurizio (2012), Aby Warburg: la lotta per lo stile. Torino, Nino Aragno.
GHELARDI, Maurizio (2020), “L’umano senza umanesimo: Warburg e Nietzsche”. Circolo, Milão, n. 10, pp. 345-359.
GIL, José (2018), Fernando Pessoa, ou a Metafísica das Sensações. São Paulo, N-1 Edições.
GOMBRICH, Ernst H. (2001), “The Nineteenth Century Notion of a Pagan Revival” in Woodfield, Richard (Org.). Art History as Cultural History. Warburg’s Projects. Amsterdam, G+B Arts International.
LONG, A.A (2006), “Astrology: arguments pro and contra” in From Epicurus to Epictetus - Studies in Hellenistic and Roman Philosophy. Oxford, University Press, pp. 128-153.
MOTTA, Marcus Alexandre (2009), Extratos de Ópio I - A Artisticidade da Arte Pessoa. Rio de Janeiro, Dialogarts.
PESSOA, Fernando. Arquivo Pessoa [Consult. 10-08-2022]. Disponível em http://arquivopessoa.net
PESSOA, Fernando (2011a), Cartas Astrológicas. Edição de Paulo Cardoso, col. com Jerónimo Pizarro. Lisboa, Bertrand.
PESSOA, Fernando / SOARES, Bernardo, (2011b), Livro do Desassossego. São Paulo, Companhia das Letras.
PRÉVOST, Bertrand (2017), “The Image and the Problem of Expression: Towards an Aesthetic Cosmology”, in Art History after Deleuze and Guattari. Leuven, Leuven University Press, pp. 125-144.
WARBURG, Aby (2019), A Presença do Antigo: Escritos Inéditos. (Org., trad. e introd. FERNANDES, Cassio). Campinas, Editora da Unicamp, v.1.
WARBURG, Aby (2016), “De Arsenal a Laboratório”. Revista Figura, Studies on the Classical Tradition,. v. 4, n. 1, pp. 182-193.
WARBURG, Aby (2015), Histórias de Fantasmas para Gente Grande. São Paulo, Companhia das Letras.
WINCKELMANN, Johann J. (1993), Reflexões Sobre a Arte Antiga. Porto Alegre, Movimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).