PRÁTICAS DOCENTES NA DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM PLATAFORMAS DE PESQUISA NO BRASIL
Abstract
Este trabalho surge a partir de demandas advindas da prática docente
envolvendo alunos com Deficiência Múltipla e mais especificamente, a
Deficiência Múltipla associada à Deficiência Visual no contexto de uma
instituição pública de ensino especializada no âmbito federal. A busca por
trabalhos que promovam discussões acerca dessa temática revelou a escassez
bibliográfica encontrada ainda nos dias de hoje. A partir disso, o objetivo da
pesquisa é investigar bibliografias existentes na área entre os anos de 2015 e
2020 no Brasil. Entende-se que a partir da análise dos dados encontrados será
possível propor diálogos acerca dos diferentes conceitos da Deficiência
Múltipla, contribuir para a ampliação da discussão sobre a Deficiência Múltipla
associada a Deficiência Visual, além de verificar a necessidade de novos estudos que preencham as lacunas encontradas ou pouco exploradas. Com
essa finalidade, o estudo utiliza duas plataformas de busca: periódicos CAPES
e SciELO com o uso de descritores selecionados. A metodologia Estado da
Arte foi selecionada e o trabalho divide-se em três momentos de análise
quantitativa e qualitativa. A primeira etapa da pesquisa - quantitativa -
baseia-se na busca e quantificação dos dados coletados nas plataformas
selecionadas. Em segundo momento, centra-se no refinamento das
bibliografias encontradas, de modo a analisar os dados sob a perspectiva
Bardiniana e separá-los por categorias. A terceira e última etapa consiste na
discussão acerca dos possíveis desdobramentos a partir dos dados coletados
durante a pesquisa. Os resultados preliminares, neste momento, limitam-se à
primeira e segunda etapas da pesquisa e vão ao encontro da hipótese
defendida e revelam um número pouco significativo de trabalhos que envolvam
diretamente a Deficiência Múltipla na Educação. Esse tipo de resultado provoca
questionamentos sobre as ferramentas de pesquisa, divulgação disponíveis e
seus possíveis desdobramentos.
Palavras-chave: Deficiência Múltipla; Deficiência visual; Educação Especial;
Investigação bibliográfica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.