PRÁTICAS DOCENTES NA DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM PLATAFORMAS DE PESQUISA NO BRASIL
Resumen
Este trabalho surge a partir de demandas advindas da prática docente
envolvendo alunos com Deficiência Múltipla e mais especificamente, a
Deficiência Múltipla associada à Deficiência Visual no contexto de uma
instituição pública de ensino especializada no âmbito federal. A busca por
trabalhos que promovam discussões acerca dessa temática revelou a escassez
bibliográfica encontrada ainda nos dias de hoje. A partir disso, o objetivo da
pesquisa é investigar bibliografias existentes na área entre os anos de 2015 e
2020 no Brasil. Entende-se que a partir da análise dos dados encontrados será
possível propor diálogos acerca dos diferentes conceitos da Deficiência
Múltipla, contribuir para a ampliação da discussão sobre a Deficiência Múltipla
associada a Deficiência Visual, além de verificar a necessidade de novos estudos que preencham as lacunas encontradas ou pouco exploradas. Com
essa finalidade, o estudo utiliza duas plataformas de busca: periódicos CAPES
e SciELO com o uso de descritores selecionados. A metodologia Estado da
Arte foi selecionada e o trabalho divide-se em três momentos de análise
quantitativa e qualitativa. A primeira etapa da pesquisa - quantitativa -
baseia-se na busca e quantificação dos dados coletados nas plataformas
selecionadas. Em segundo momento, centra-se no refinamento das
bibliografias encontradas, de modo a analisar os dados sob a perspectiva
Bardiniana e separá-los por categorias. A terceira e última etapa consiste na
discussão acerca dos possíveis desdobramentos a partir dos dados coletados
durante a pesquisa. Os resultados preliminares, neste momento, limitam-se à
primeira e segunda etapas da pesquisa e vão ao encontro da hipótese
defendida e revelam um número pouco significativo de trabalhos que envolvam
diretamente a Deficiência Múltipla na Educação. Esse tipo de resultado provoca
questionamentos sobre as ferramentas de pesquisa, divulgação disponíveis e
seus possíveis desdobramentos.
Palavras-chave: Deficiência Múltipla; Deficiência visual; Educação Especial;
Investigação bibliográfica.
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