O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO AÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Authors

  • Sabrina Selvatici Gomes Ghidini Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

RESUMO - O presente estudo objetiva compreender e assumir o atendimento
educacional especializado como ação pedagógica em Educação Especial,
visando a fortalecer as redes de apoio à escolarização de educandos com
deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento, matriculados em
uma unidade de Ensino Fundamental (anos iniciais) de Serra/ES. Como
questões norteadoras indaga: a) até que ponto ações isoladas emancipam os
alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades e superdotação nos espaços escolares?; b) quais as contribuições
que pode trazer o atendimento educacional especializado quando assume as
salas de recursos multifuncionais como um dos espaços de intervenção, mas
não o único?; c) qual a potência de se assumir esses atendimentos como
ações que se enraízam nas ações planejadas e desenvolvidas pelas escolas?
Apoia-se em Boaventura de Sousa Santos (2006, 2007) e Cláudio Roberto
Baptista (2011) e autores da Educação Especial. Ancora-se na pesquisa
qualitativa e nos pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Para fins
de análise, se utiliza da consulta de documentos relativos à Educação
municipal e à Educação Especial; da escuta sensível sobre o cotidiano escolar
para compreender os sentidos e os modos de organização do atendimento
educacional especializado; da constituição de momentos de formação
continuada e de trabalhos colaborativos com a classe comum, visando a
ampliar essa compreensão e as relações das redes de apoio com o trabalho
pedagógico da classe comum; das entrevistas semiestruturadas. Os dados
apontam as contribuições da formação continuada e das ações colaborativas
nos processos de ampliação dos sentidos do atendimento educacional
especializado para além das salas de recursos multifuncionais, levando-o a
interagir com várias ações pedagógicas e se estender para os vários
espaços-tempos que oferecem apoio às aprendizagens dos alunos.
Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão escolar. Atendimento
educacional especializado. Ação pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

28-02-2021

Issue

Section

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado