A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA
Abstract
A ascensão da institucionalização de políticas públicas educacionais inclusivas, resultou no aumento de matriculas de estudantes público-alvo da educação especial na escola regular, tornando demanda formar profissionais capazes de garantir a inclusão destes estudantes. A pergunta que orienta a investigação consiste em: que tipo de conhecimento o Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees-CNPq/Ufes) tem produzido na área de Educação Especial e Formação Continuada fundamentado nos pressupostos teóricometodológicos da pesquisa-ação colaborativo-crítica? Assim, objetiva mapear a produção científica do Grufopees-CNPq/Ufes, sobre formação continuada na perspectiva da inclusão escolar e pesquisa-ação colaborativo-crítica, no período de 2013-2021. Por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica do tipo estado da arte,
mapeia os artigos publicados em periódicos e os trabalhos completos publicados em anais de congressos, enfatizando o volume produzido ao longo dos anos, os participantes envolvidos e as principais temáticas abordadas. Por meio do instrumento de leitura denominado “ficha de resumo”, os dados puderam ser analisados, a luz da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, fundamentados a partir do conceito de discurso e argumento, expresso pelos sujeitos, autores das pesquisas. De modo geral, esses estudos vêm contribuindo para o campo da formação continuada na perspectiva inclusiva, fundamentados em concepções da pesquisa-ação colaborativocrítica, revelando possibilidades do trabalho conjunto, a reflexão entre teoria e prática como forma de ressignificar os papéis exercidos entre o campo da escola e a universidade, fortalecendo formação crítica na construção de conhecimentos com o outro. Assim o incentivo a grupos de pesquisa é necessário no sentido de que estes constituem-se enquanto espaços de fortalecimento da formação docente construída de forma crítica.
PALAVRAS-CHAVE: mapeamento da produção científica; grupo de pesquisa; educação especial; formação continuada; pesquisa-ação colaborativo-crítica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.