O ALUNO COM SÍNDROME DE DIGEORGE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Abstract
Este estudo intitulado “O aluno com Síndrome de DiGeorge nos anos iniciais do ensino fundamental: inclusão, aprendizagem e desenvolvimento”, refere-se a uma pesquisa de doutorado, em andamento, que tem como objetivo geral investigar os processos de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de um aluno com Síndrome de DiGeorge (SDG) no contexto da sala de aula por meio do trabalho colaborativo. Como desdobramento do objetivo geral, especificamente, buscaremos: conhecer e descrever as principais características, peculiaridades e particularidades do sujeito com Síndrome de DiGeorge, descrever e analisar, em diferentes espaços escolares, as práticas pedagógicas direcionadas ao aluno com SDG e conhecer e compreender o papel do professor colaborador no processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão do aluno com Síndrome de DiGeorge. Por compactuar a perspectiva de que todos os sujeitos, independentemente de suas características físicas, cognitivas ou sensoriais são seres capazes de produzir e reproduzir história e cultura, optamos por assumir a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, além de Bakhtin por compreendermos que os dois teóricos possuem semelhanças acerca do papel da linguagem na estruturação social do sujeito além de considerarem o ser humano como protagonista no processo de humanização. Para alcançar os objetivos propostos, esta pesquisa de cunho qualitativo, se inclinará na perspectiva da pesquisa descritiva, para a produção de dados utilizaremos observação participante, entrevista semiestruturada, além de fotografias e filmagens. Como resultados parciais pudemos entender a SDG é uma patologia genética relacionada a uma deleção no braço longo (q) de um dos cromossomos que foi descrita pela primeira vez em 1955 e atualmente ainda existem poucos trabalhos, no Brasil, que abordam os processos de inclusão, aprendizagem e desenvolvimento de alunos com Síndrome de DiGeorge.
Palavras – chave: Síndrome de DiGeorge. Escola comum. Inclusão. Ensino fundamental
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