O ALUNO COM SÍNDROME DE DIGEORGE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Autores/as

  • Yasmin Rocha dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

Este estudo intitulado “O aluno com Síndrome de DiGeorge nos anos iniciais do ensino fundamental: inclusão, aprendizagem e desenvolvimento”, refere-se a uma pesquisa de doutorado, em andamento, que tem como objetivo geral investigar os processos de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de um aluno com Síndrome de DiGeorge (SDG) no contexto da sala de aula por meio do trabalho colaborativo. Como desdobramento do objetivo geral, especificamente, buscaremos: conhecer e descrever as principais características, peculiaridades e particularidades do sujeito com Síndrome de DiGeorge, descrever e analisar, em diferentes espaços escolares, as práticas pedagógicas direcionadas ao aluno com SDG e conhecer e compreender o papel do professor colaborador no processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão do aluno com Síndrome de DiGeorge. Por compactuar a perspectiva de que todos os sujeitos, independentemente de suas características físicas, cognitivas ou sensoriais são seres capazes de produzir e reproduzir história e cultura, optamos por assumir a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, além de Bakhtin por compreendermos que os dois teóricos possuem semelhanças acerca do papel da linguagem na estruturação social do sujeito além de considerarem o ser humano como protagonista no processo de humanização. Para alcançar os objetivos propostos, esta pesquisa de cunho qualitativo, se inclinará na perspectiva da pesquisa descritiva, para a produção de dados utilizaremos observação participante, entrevista semiestruturada, além de fotografias e filmagens. Como resultados parciais pudemos entender a SDG é uma patologia genética relacionada a uma deleção no braço longo (q) de um dos cromossomos que foi descrita pela primeira vez em 1955 e atualmente ainda existem poucos trabalhos, no Brasil, que abordam os processos de inclusão, aprendizagem e desenvolvimento de alunos com Síndrome de DiGeorge.


Palavras – chave: Síndrome de DiGeorge. Escola comum. Inclusão. Ensino fundamental

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Biografía del autor/a

Yasmin Rocha dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio José de Souza Herdy (2018), Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV) (2019), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2021), doutoranda em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: yasmin.r.santos@edu.ufes.br

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Educação
pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2005) e Pós-Doutorado em Educação pelo PPGE-UFES (2013). Email: rogerio.drago@gmail.com

Publicado

02-04-2023

Número

Sección

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico