PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: PROBLEMATIZANDO AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Resumen
Este trabalho discute a prática pedagógica inclusiva desenvolvida por
professores
da rede pública municipal de ensino, em relação aos estudantes com
deficiência em processo de inclusão escolar. O referencial teórico está focado
na prática pedagógica inclusiva e na adaptação curricular. A pesquisa de cunho
qualitativa configurou-se como um estudo de caso e abrangeu 32 sujeitos, no
município do Jaboatão dos Guararapes-PE. Para coletar informações,
utilizou-se a observação dirigida, cujos resultados foram
examinados/compreendidos com base na análise do conteúdo. Verificou-se
que a prática pedagógica inclusiva é um desafio a ser superado no interior da
sala regular. Mesmo com a presença do Atendimento Educacional
Especializado (AEE), existe uma discrepância dos princípios inclusivos.
Durante as observações, ficaram evidentes os seguintes aspectos: práticas
autoritárias, descontextualizadas, inflexibilidade de conteúdos e rotina
desmotivadora. As aulas são ministradas de acordo com o seguinte ritual: cópia
no quadro, anotação, explicação do conteúdo. As atividades têm forte teor
expositivo, sob o pretexto de ausência de material pedagógico e do livro
didático. As condições materiais e estruturais são inadequadas, portanto, a
precarização do ambiente escolar não contribui para processo de ensino e a
aprendizagem. Diante disso, pode-se afirmar que, no contexto pesquisado, há
uma acentuada distância entre a prática pedagógica e as necessárias
adaptações curriculares, o que dificulta o processo de inclusão.
Palavras-chave: Adaptações curriculares. Inclusão. Prática Pedagógica
Inclusiva
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