AS (IM)POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumen
O ensino remoto é uma realidade educacional desafiadora para todos e, em
especial para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas
famílias. Entram em cena os desafios muitas vezes existentes da inclusão
desses alunos que, somando-se à distância da escola, professores, interações
e, por vezes terapias, passam a tornar mais complexo o Transtorno e suas
singularidades. Para entender essas questões, aproximou-se de uma família
que vivencia esta realidade (filhas com TEA frequentam o 2º e 6° ano do
Ensino Fundamental – uma de escola privada e outra pública – do município de
Angra dos Reis/RJ) e, na forma qualitativa e de Estudo de Caso, buscou-se
entrevistar a mãe das alunas para saber suas impressões sobre a atual
escolarização de suas filhas, de acordo com o seguinte questionamento: como
está acontecendo o processo de ensino e aprendizagem das alunas com TEA
no momento atual devido uma pandemia? Este texto tem como objetivo refletir
sobre a relação do ensino remoto diante do TEA, problematizando suas
impossibilidades e/ou possibilidades a partir da estratégia da entrevista
semiestruturada. Como resultados destaca-se a escassa relação entre escola e
família (que por vezes já existia, mas que agora agravou-se), as dificuldades da
família em gerenciar e desenvolver atividades pedagógicas de acordo com as
singularidades necessárias às especificidades das alunas e o reconhecimento
do avanço das limitações e comprometimentos do TEA devido o afastamento
da escola e/ou pausa de atendimentos – fato que nos leva a reconhecer a
importância (mesmo que com barreiras ainda existentes) do processo de
inclusão de alunos com TEA em escolas regulares.
Palavras-chave: Inclusão. Desafios do ensino remoto. TEA
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