INCLUSÃO DE SURDOS NAS ESCOLAS COMUNS: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM FOCO
Resumen
É desdobramento da dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação
de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito
Santo. Objetiva compreender os desafios e as possibilidades que atravessam a
escolarização de surdos em escolas jurisdicionadas à Superintendência
Regional de Educação de Nova Venécia/ES e, simultaneamente, buscar, nas
contribuições dos profissionais que atuam nessas escolas, elementos
essenciais à formação continuada. Adota como fundamentação teórica as
contribuições de Boaventura de Sousa Santos (2007, 2008) e Philippe Meirieu
(2002, 2005), aproximando questões conceituais dos autores dos pressupostos
da escolarização de surdos nas escolas comuns e da formação continuada de
professores. Apoia-se na pesquisa qualitativa e no estudo de caso e adota
como procedimentos, a realização de um momento de formação em contexto, o
grupo focal e a entrevista semiestruturada. Toma como profissionais envolvidos
no estudo, as equipes do atendimento educacional especializado e pedagogos
em atuação em unidades de ensino vinculadas à Superintendência Regional de
Educação de Nova Venécia/ES com a matrícula de surdos, além de técnicos
pedagógicos da referida superintendência. Os dados foram coletados de março
a dezembro de 2018, tendo como instrumentos: o gravador, o roteiro de
entrevistas e o diário de campo. Como resultados, o estudo traz as temáticas
que os professores sinalizam como importantes à formação continuada de
professores no limiar da Educação de Surdos: o estudo da legislação
educacional; a alfabetização dos alunos; as redes de colaboração entre
profissionais do ensino comum e do atendimento educacional especializado; os
currículos, as práticas pedagógicas e os processos de avaliação da
aprendizagem. O estudo desvela a importância de se escutar os profissionais
da Educação na constituição das políticas de formação continuada visando à
articulação do vivido nas escolas com as concepções teóricas que embasam a
escolarização dos surdos.
Palavras-chave: Educação Especial. Educação de Surdos. Formação
continuada
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