FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPO DE PANDEMIA
AS TECNOLOGIAS COMO POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS
Resumen
A pandemia ocasionada pela Covid-19 afetou de forma abrupta e emergencial diversas esferas mundiais da vida cotidiana, desencadeando diversas políticas e estratégias para tentar conter os índices de proliferação do vírus. No campo educacional foi preciso repensar concepções mais amplas acerca do processo de formação docente e das práticas pedagógicas. Diante desse contexto, o artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica no contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jüngen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Utiliza-se a perspectiva epistemológica e metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica, a partir da autorreflexão colaborativo-crítica. Nesse processo, tomamos os argumentos dos profissionais participantes de um grupo de estudo-reflexão a partir de suas demandas, dos processos de aprendizagens e das ações de mudanças. Como resultados observamos a potência dos grupos de estudo-reflexão como alternativa aos modelos tradicionais de formação docente e com a construção de conhecimento com o outro, além disso podemos observar as possibilidades de utilização adequada das tecnologias virtuais em processos formativos e no desenvolvimento do pensamento reflexivo e da consciência crítica.
Palavras-chave: Formação Continuada; Pesquisa-ação colaborativo-crítica; Pandemia; Tecnologias.
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