FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO-REFLEXÃO

Autores/as

  • Marcela Lemos Leal Reis Secretaria Municipal de Educação de Itapemirim
  • Nazareth Vidal da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bárbara Rebecca Baumgartem França Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

A formação continuada na perspectiva inclusiva em articulação com a pesquisa e extensão é o objeto de análise deste estudo qualitativo. A necessidade de relações partindo da colaboração, estabelecidas entre universidade e sociedade/escola por meio da pesquisa e extensão, pode contribuir com produção de conhecimentos que abarquem os contextos sociais. O problema de pesquisa inicial que nos motivou a investigação foi: como desenvolver formação continuada de profissionais da Educação na perspectiva da inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial, pela via da pesquisa e extensão? Assim, visa compreender o desenvolvimento da formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da inclusão escolar dos alunos públicoalvo da Educação Especial, pela via da pesquisa e extensão na constituição de grupos de estudo-reflexão em parceria entre Universidade e redes de ensino (estadual e municipais). Os presentes dados vinculam-se a grupo de pesquisa (registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq) que desde 2013 realiza pesquisa e extensão pela formação continuada na perspectiva inclusiva. Tem como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica, fundada na racionalidade comunicativa e funções mediadoras da relação teoria e prática de Jürgen Habermas. Os grupos de estudo-reflexão em análise constituíram-se com gestores de Educação Especial e profissionais da educação das redes de ensino, pesquisadores, professores e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados indicam possibilidade de desenvolver e implementar processos para formação continuada a partir do viés emancipatório, democraticamente produzindo conhecimentos pela autorreflexão colaborativocrítica. Evidencia-se também, a potencialidade na elaboração de parcerias entre Universidade e redes de ensino, de modo que a teoria contribua para orientar a ação política.

Palavras-chave: Formação Continuada; Pesquisa e Extensão; Pesquisa-ação colaborativo-crítica; Grupo de estudo-reflexão

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Publicado

02-04-2023