SABERES E DOCÊNCIA VIRTUAL: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Auteurs

  • Adarita Souza da Silva Instituto Federal da Bahia

Résumé

O artigo é fruto de uma pesquisa ainda em andamento, cuja perspectiva é
dialogar sobre os saberes mobilizados pelo docente virtual na prática
pedagógica de estudantes com deficiência em ambiente virtual de
aprendizagem nos cursos de Educação a distância. Demarcando o objeto de
estudo desta investigação, procuramos nos ater a seguinte indagação: Quais
saberes o docente virtual mobiliza na prática pedagógica junto aos estudantes
com deficiência em ambiente virtual de aprendizagem nos cursos de Educação
a distância? Lançamos mão de uma abordagem qualitativa, a qual apresenta
uma leitura da realidade de forma contextualizada e complexa, tal como afirma
Chizzotti (1995). A pesquisa privilegia técnicas qualitativas para a coleta e
produção dos dados, a saber: entrevista e observação. O percurso analítico
fundamenta-se na análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Do ponto de
vista teórico, este estudo evoca as contribuições de Kenski (2007) sobre
Educação a Distância; Tardif (2012) e Gauthier (1998) que versam a respeito
dos saberes docente; Mill (2010), que discute docência virtual; e Oliveira (2007)
que aborda estratégias para o ensino inclusivo. Como resultados parciais, os
professores encontram barreiras de acessibilidade tecnológica na prática
pedagógica de alunos com deficiência no ambiente virtual de aprendizagem,
mobilizando alguns saberes para a atuação com esses estudantes, tais como:
saberes da formação inicial e da experiência. Espera-se que o estudo contribua
na ampliação do debate sobre os saberes que mobilizam a ação educativa
junto a estudantes com deficiência nos cursos de Educação a distância,
(re)significando o olhar dos docentes sobre as questões políticas, sociais e
culturais do ensino inclusivo.
Palavras-Chave: Deficiência. Prática Pedagógica. Saberes e Docência Virtual.
Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

28-02-2021