DIÁRIO DE BORDO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE ENSINO COLABORATIVO: EXPERIÊNCIAS ANTAGÔNICAS
Resumo
Este trabalho se pautou em pressupostos advindos da inclusão escolar de
alunos com deficiências, com ênfase no viés do ensino colaborativo, como uma
possibilidade de trabalho entre o professor regular da turma e o professor do
Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contexto da Educação
Infantil. Para tanto, discute-se o conceito de ensino colaborativo, bem como
suas contribuições para a inclusão escolar e os desafios de sua
implementação. Logo, o objetivo geral consiste em analisar um diário de bordo
de uma professora do AEE, atuante em uma rede municipal de ensino da
mesorregião de Piracicaba, no interior de São Paulo, com alunos na faixa etária
de 4 a 5 anos, buscando identificar as contribuições e dificuldades do processo
de colaboração entre professores, por meio de registros escritos, tal como
analisar em que medida o ensino colaborativo pode contribuir com o processo
de ensino-aprendizagem dos alunos. Foi utilizado o diário de bordo da
professora da educação especial, para compreender a prática do ensino
colaborativo na prática pedagógica com duas professoras do ensino regular da
Educação Infantil. Observa-se que a professora do AEE relata diferentes
experiências de parceria no trabalho com essas professoras, o que demonstra
os desafios e as possibilidades da implementação desse tipo de estratégia na
inclusão escolar. Em muitos casos, as dificuldades estão relacionadas à própria
organização da cultura escolar, que oferecem empecilhos para a concretização
da proposta. Desse modo, nota-se a importância de diversos procedimentos
para que se chegue ao ensino colaborativo entre os professores do ensino
regular e da educação especial.
PALAVRAS-CHAVE: educação especial, inclusão educacional, ensino
colaborativo, prática docente.
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