A aclaração da fenomenologia a partir da questão do ser em Heidegger

Autores

  • Marcos Aurélio Fernandes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v10i1.35003

Palavras-chave:

fenomenologia, ser, verdade, clareira, Heidegger

Resumo

Trata-se de uma exposição transversal da fenomenologia em Heidegger. Apresenta-se a fenomenologia em sua nova configuração enquanto método da ontologia compreendida como questão do sentido (da verdade) do ser. Num segundo momento apresenta-se a “coisa mesma” da fenomenologia como a “clareira do ser”. A aclaração do método caminha pari passu com a aclaração da coisa mesma do pensar. O pensamento filosófico se realiza como ciência ontológica. As ciências ônticas, positivas, estão fundamentadas na compreensão (pré-)ontológica. A fenomenologia retorna da positividade do ente à transcendentalidade. A coisa mesma da fenomenologia se abre na dimensão da transcendentalidade. Porém, a consciência intencional em seu a priori, tomada no sentido da subjetividade transcendental, é, ela mesma fenomenal. A fenomenalidade da consciência deixa aparecer e transparecer nela mesma o ser desencoberto e o desencobrimento: a “alétheia”. Na experiência da clareira (Lichtung) da verdade do ser se doa o arqui-fenômeno (Ereignis), a coisa mesma da fenomenologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Fernandes, Universidade de Brasília

Professor de Filosofia Medieval na Universidade de Brasília. Autor de dois livros sobre filosofia medieval: "Pensadores Franciscanos: paisagens e sendas" e "Raízes do Pensamento Medieval". Estudioso também da fenomenologia. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma (2003). Tese sobre Martin Heidegger. Autor do livro "À clareira do ser" (Ed. Daimon, 2011).

Referências

HARADA, H. Heinrich Rombach, memória e gratidão. Revista Scintilla, v. 2, p. 67-96, 2004.

_____.Iniciação à Filosofia. Teresópolis: Daimon, 2009.

HEIDEGGER, M. Einleitung. Die Idee der Phänomenologie und der Rückgang auf das Bewusstsein. Em E. HUSSERL, Phänomenologische Psychologie (pp. 256-263). Den Haag: Nijhoff, 1968.

_____. Grundfragen der Philosophie: ausgewälte "probleme" der "logik". Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1984.

_____. Seminare (GA 15). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1986.

_____. Zur Bestimmung der Philosophie (Gesamtausgabe Band 56/57). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1987.

_____. Zur Sache des Denkens. Tübingen: Max Niemeyer, 1988.

_____. Die Grundbegriffe der antiken Philosophie (Gesamtausgabe Band 22). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1993a.

_____. Sein und Zeit. Tübingen: Niemeyer, 1993b.

_____. Prolegomena zur Geschichte des Zeitbegriffs (Gesamtausgabe Band 20). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1994.

_____. Wegmarken. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1996.

_____. Vorträge Teil 1: 1915-1932 (Gesamtausgabe Band 80.1). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2016.

_____. Zu eigenen Veröffentlichungen (Gesammtausgabe Band 82). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2018.

HUSSERL, E. Phänomenologische Psychologie (Husserliana IX). Den Haag: Nijhoff, 1968.

_____. Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Tübingen: Max Niemeyer, 1993.

LEÃO, E. C. Filosofia Contemporânea. Teresópolis: Daimon, 2013.

ROMBACH, Heinrich; TSUJIMURA, Koichi; OHASCHI, Ryosuke. Sein und Nichts: Grundbilden westlichen und östlichen Denkens. Basel, Freiburg, Wien: Herder, 1981.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas – “O diabo na rua, no meio do redemoinho...”. São Paulo: Companhia das Letras, 2019 (22ª edição).

Downloads

Publicado

19-02-2022

Como Citar

Fernandes, M. A. (2022). A aclaração da fenomenologia a partir da questão do ser em Heidegger. Sofia , 10(1), 4–33. https://doi.org/10.47456/sofia.v10i1.35003

Edição

Seção

Martin Heidegger e o destino da Fenomenologia