Anotações sobre a conferência “O conceito de tempo” de Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v13i2.46297Palavras-chave:
ser-aí, ser-no-mundo, tempo, temporalidade, Martin HeideggerResumo
Tendo como referência principal a conferência O conceito de tempo, o presente artigo assume o propósito circunstanciar o contexto em que ela foi pronunciada. Além disso, trata-se de evidenciar em que medida a reflexão proposta por Heidegger, naquela ocasião, se movimenta conceitualmente numa perspectiva muito própria e peculiar. Por fim, pretende-se também apontar relações que o texto da conferência de 1924 tem com outros textos do filósofo de Messkirch e, neste caso, tanto a anos anteriores como aos anos seguintes, como é o caso, inequivocamente, do tratado Ser e tempo, publicado em 1927.
Referências
BORGES-DUARTE, Irene. “Prólogo à edição portuguesa”. In: O conceito de tempo. Lisboa: Fim de Século, 2003.
DASTUR, Françoise. Heidegger e a questão do tempo. Tradução de João Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
GADAMER, Hans-Georg. Hegel – Husserl – Heidegger. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012.
HEIDEGGER, Martin. Der Begriff der Zeit. Tübingen: Max Niemeyer, 1989.
HEIDEGGER, Martin. Der Begriff der Zeit: 1. Der Begriff der Zeit (1924); 2. Der Begriff der Zeit (Vortrag 1924). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2004.
HEIDEGGER, Martin. “O conceito de tempo”. Tradução e apresentação de Marco Aurélio Werle. In: Cadernos de Tradução, Departamento de Filosofia da USP, n. 2, 1997, p. 6-39.
HEIDEGGER, Martin. Die Grundprobleme der Phänomenologie. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1975.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Edusf, 2006.
PÖGGELER, Otto. Heidegger in seiner Zeit. Paderborn: Wilhelm Fink, 1999.
SAFRANSKI, Rüdiger. Heidegger: um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. Tradução de Lyz Luft; apresentação de Ernildo Stein. São Paulo, Geração Editorial, 2000.
TIETJEN, Hartmut. “Nachwort des Herausgebers”. In: Der Begriff der Zeit. Tübingen: Max Niemeyer, 1989.
VON HERRMANN, Friedrich-Wilhelm. “Nachwort des Herausgebers”. In: Der Begriff der Zeit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2004.
WERLE, Marco Aurélio. “Apresentação”, O conceito de tempo (Der Begriff der Zeit). In: Cadernos de Tradução, Departamento de Filosofia da USP, n. 2, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renato Kirchner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.