Anotações sobre a conferência “O conceito de tempo” de Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v13i2.46297Parole chiave:
ser-aí, ser-no-mundo, tempo, temporalidade, Martin HeideggerAbstract
Tendo como referência principal a conferência O conceito de tempo, o presente artigo assume o propósito circunstanciar o contexto em que ela foi pronunciada. Além disso, trata-se de evidenciar em que medida a reflexão proposta por Heidegger, naquela ocasião, se movimenta conceitualmente numa perspectiva muito própria e peculiar. Por fim, pretende-se também apontar relações que o texto da conferência de 1924 tem com outros textos do filósofo de Messkirch e, neste caso, tanto a anos anteriores como aos anos seguintes, como é o caso, inequivocamente, do tratado Ser e tempo, publicado em 1927.
Riferimenti bibliografici
BORGES-DUARTE, Irene. “Prólogo à edição portuguesa”. In: O conceito de tempo. Lisboa: Fim de Século, 2003.
DASTUR, Françoise. Heidegger e a questão do tempo. Tradução de João Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
GADAMER, Hans-Georg. Hegel – Husserl – Heidegger. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012.
HEIDEGGER, Martin. Der Begriff der Zeit. Tübingen: Max Niemeyer, 1989.
HEIDEGGER, Martin. Der Begriff der Zeit: 1. Der Begriff der Zeit (1924); 2. Der Begriff der Zeit (Vortrag 1924). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2004.
HEIDEGGER, Martin. “O conceito de tempo”. Tradução e apresentação de Marco Aurélio Werle. In: Cadernos de Tradução, Departamento de Filosofia da USP, n. 2, 1997, p. 6-39.
HEIDEGGER, Martin. Die Grundprobleme der Phänomenologie. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1975.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Edusf, 2006.
PÖGGELER, Otto. Heidegger in seiner Zeit. Paderborn: Wilhelm Fink, 1999.
SAFRANSKI, Rüdiger. Heidegger: um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. Tradução de Lyz Luft; apresentação de Ernildo Stein. São Paulo, Geração Editorial, 2000.
TIETJEN, Hartmut. “Nachwort des Herausgebers”. In: Der Begriff der Zeit. Tübingen: Max Niemeyer, 1989.
VON HERRMANN, Friedrich-Wilhelm. “Nachwort des Herausgebers”. In: Der Begriff der Zeit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2004.
WERLE, Marco Aurélio. “Apresentação”, O conceito de tempo (Der Begriff der Zeit). In: Cadernos de Tradução, Departamento de Filosofia da USP, n. 2, 1997.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Renato Kirchner

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.















