Situações da arte na contemporaneidade

Notas sobre o diagnóstico da Teoria estética de Theodor Adorno

Autori

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v14n2.48514

Parole chiave:

desartificação da arte, fim da arte, indústria cultura, Theodor Adorno

Abstract

O tema do presente artigo analisará aspectos essenciais o diagnóstico elaborado por Theodor Adorno da arte contemporânea, a saber, a indústria cultural, a desartificação da arte, o tema do fim da arte e a relação arte-sociedade. A nossa hipótese é de que todos esses temas em conjunto formam um campo de forças importante para a compreensão, ainda hoje, da arte contemporânea. Este tema revela também atualidade da estética adorniana para reflexão acerca da arte.

Biografia autore

  • Bruno Luciano de Paiva Silva, Faculdade Famart - MG

    Pós-doutorado em Educação (PUC-MG) e doutor em Filosofia (UFMG). Atualmente, é professor de Filosofia na Faculdade FAMART-MG.

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften. Edição de Rolf Tiedemann. 20 vols. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1997.

ADORNO, Theodor W. Ästhetische Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973.

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Tradução Artur Morão. São Paulo: Martins Fontes/Edições 70, 1988;

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução Wolgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995a.

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura. Tradução Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Ed.34, 2003.

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

ADORNO, Theodor W. Minima moralia: Reflexão a partir da vida lesada. Tradução Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.

ADORNO, Theodor W. Negative dialektik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1982.

ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Tradução Marco Antônio Casanova; revisão técnica Eduardo Soares Neves Silva. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: Modelos Críticos 2. Tradução Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995b.

ADORNO, Theodor W. Prismas. Crítica cultural e sociedade. Tradução de A. Wernet e J. M. B. Almeida. São Paulo: Ática, 1998.

ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. Tradução de M. França. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1989.

ADORNO, Theodor W. Para a metacrítica da teoria do conhecimento: estudos sobre Husserl e as antinomias fenomenológicas. Tradução Marco Antônio Casanova; revisão técnica Eduardo Socha. São Paulo: Unesp, 2015.

ADORNO, Theodor W. “Teoria da semiformação”. Tradução Newton Ramos-de-Oliveira; Bruno Pucci; Claudia Barcelos de Moura Abreu. In: PUCCI, Bruno; LASTORIA, Luiz; ZUIN, Antônio (Orgs.). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.

ADORNO, Theodor W. Aspectos do novo radicalismo de direita. Tradução Felipe Catalani. São Paulo: Unesp, 2020.

ADORNO, Theodor W. Estudos sobre a personalidade autoritária. Tradução Virginia Helena Ferreira da Costa; Francisco López Toledo Corrêa; Carlos Henrique Pissardo. São Paulo: Unesp, 2019.

ADORNO, Theodor W. Primeiros escritos filosóficos. Tradução Verlaine Freitas. São Paulo: Unesp, 2018.

ADORNO, Theodor W. Quasi una fantasia. Tradução Eduardo Socha. São Paulo: Unesp, 2018.

ADORNO, Theodor W. Três estudos sobre Hegel. Tradução Ulisses Razzante Vaccari. São Paulo: Unesp, 2013.

ADORNO, Theodor W. As estrelas descem à Terra: a coluna de astrologia do Los Angeles Times: um estudo sobre superstição secundária. Tradução Pedro Rocha de Oliveira. São Paulo: Unesp, 2008.

ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Tradução Verlaine Freitas. São Paulo: Unesp, 2015.

ADORNO, Theodor W. Kierkegaard: construção do estético. Tradução Álvaro Valls. São Paulo: Unesp, 2010.

ADORNO, Theodor W. Introdução à Sociologia. Tradução Wolgang Leo Maar. São Paulo: Unesp, 2008.

ADORNO, Theodor W. Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas. Tradução Fernando R. de Moraes Barros. São Paulo: Unesp, 2011.

ADORNO, Theodor W. Berg: o mestre da transição mínima. Tradução Mário Videira. São Paulo: Unesp, 2010.

ADORNO, Theodor W. Indústria cultural. Tradução Vinicius Marques Pastorelli. São Paulo, Unesp, 2020.

ADORNO, Theodor W. BENJAMIN, Walter. Correspondência, 1928-1940. Tradução José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Unesp, 2012.

ADORNO, Theodor W. “Capitalismo tardio ou sociedade industrial”. In: COHN, Gabriel (Org). Theodor Adorno — Sociologia. São Paulo: Ática, 1986. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).

ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1973.

ADORNO, Theodor W. Para que, ainda, Filosofia? Tradução de Newton Ramos de Oliveira e Revisão técnica de Bruno Pucci. Disponível em: http://www.unimep.br/anexo/adm/13032015162212.pdf.

ADORNO, Theodor W. Sem diretriz — Parva Aesthetica. Tradução Luciano Gatti. São Paulo: Unesp, 2021.

ADORNO, Theodor W. Estética: 1958/1959. Buenos Aires: Las Cuarente, 2013. 560p. (Colección Mitma)

ADORNO, Theodor W. Tentativa de entender Fim de Partida. Tradução de Bruno Pucci. Piracicaba: UNIMEP, 2006. Acesso: http://www.unimep.br/anexo/adm/13032015161957.pdf

ALMEIDA, Jorge de. Crítica dialética em Theodor Adorno. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

ALVES JUNIOR, Douglas Garcia. Dialética da vertigem. Adorno e a filosofia moral. Belo Horizonte: FUMEC, 2005.

ALVES JUNIOR, Douglas Garcia. Depois de Auschwitz: a questão do anti-semitismo em Theodor W. Adorno. São Paulo: Annablume, 2003.

ALVES JUNIOR, Douglas Garcia. (Org.). Os destinos do Trágico. Arte, Vida, Pensamento. Belo Horizonte: Autêntica/FUMEC, 2007.

ALVES JUNIOR, Douglas Garcia. Reconciliação e rememoração da natureza no sujeito: Adorno e a questão da possibilidade da Filosofia. Revista Educação e Filosofia, v. 15, n. 30, p. 117-130, 2001.

ALVES JUNIOR, Douglas Garcia. À semelhança do animal: mimesis e alteridade em Adorno. Remate de Males, Campinas-SP, V 30, n° 1, p. 87-98, 2011.

ANTUNES, Deborah Christina. Por um conhecimento sincero no mundo falso: Teoria Crítica, Pesquisa social empírica e The Authoritarian Personality. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: infância berlinense 1900. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BENJAMIN, Walter. Linguagem, tradução, Literatura (Filosofia, teoria e crítica). Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento. Sobre o haxixe e outras drogas. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BENJAMIN, Walter. Estética e Sociologia da arte. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BARBOSA, Ricardo Corrêa. Dialética da Reconciliação: estudo sobre Habermas e Adorno. Rio de Janeiro: UAPE, 1996.

BERNSTEIN, J.M. “‘O discurso morto das pedras e das estrelas’: A Teoria estética de Adorno”. In: RUSH, Fred (Org.). Teoria Critica. Aparecida, São Paulo: Ideias e Letras, 2008.

COHN, Gabriel. Esclarecimento e ofuscação: Adorno & Horkheimer hoje. Revista Lua Nova, n. 43, p. 5-22, 1997.

DUARTE, Rodrigo. Dizer o que não se deixa dizer: para uma filosofia da expressão. Chapecó: Argos, 2008.

DUARTE, Rodrigo. Mímesis e racionalidade: a concepção de domínio da natureza em Theodor W. Adorno. São Paulo: Loyola, 1993.

DUARTE, Rodrigo. “A autonomia da arte revisitada”. In: BOCCA, f. V. (org). Natureza e liberdade. Curitiba: Champagnat, 2006.

DUARTE, Rodrigo. Adornos: nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.

DUARTE, Rodrigo. Indústria cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

DUARTE, Rodrigo. “O tema da indústria cultural na Teoria Estética de Theodor Adorno”. In: SANTOS, F. V. dos; NUÑES, C. F. P. (Orgs.). Encontro com Adorno. Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2004.

DUARTE, Rodrigo. Teoria Crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

DUARTE, Rodrigo. “A questão do estilo em Theodor Adorno”. In: PERES, A. M. C; PEIXOTO, S. A.; OLIVEIRA, S. M. P. de (Orgs.). O estilo na contemporaneidade. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005.

DUARTE, Rodrigo. A desartificação da arte segundo Adorno: antecedentes e ressonâncias. Artefilosofia, n. 12, p. 19-34, 2007.

DURÃO, Fábio A.; ZUIN, Antônio; VAZ, Alexandre F. (Orgs.). A indústria cultural hoje. São Paulo: Boitempo, 2008.

FOSTER, Roger. Adorno: the recovery of experience. New York: State University of New York Press, 2007.

FREITAG, Barbara. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FREITAS, Verlaine. Adorno e a arte contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

FREITAS, Verlaine. “Dialética histórica da cultura. Um comentário crítico ao texto Teoria da semiformação, de Theodor Adorno”. In: CHAVES, J. C.; BITTAR, Mona; GEBRIM, V. S. (orgs). Escritos de psicologia, educação e cultura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

FREITAS, Verlaine. Saber, abstração e poder na Dialética do esclarecimento: um comentário crítico. Revista Veritas, v. 59, n. 2, mai.-ago. 2014. p. 20-45

FREITAS, Verlaine. Fetichismo e regressão musicais em Theodor Adorno. Revista Pensando, v. 8, n. 16, 2017. p. 80-106.

FREITAS, Verlaine. A objetividade negativa do artefato estético. Adorno e os paradoxos da arte como figuração de um sujeito emancipado. Comunicações, Piracicaba, v. 22, n. 3, 2015, p. 9-20.

FREITAS, Verlaine. A arte moderna como historicamente-sublime: um comentário sobre o conceito de sublime na Teoria estética de Th. Adorno. Kriterion, Belo Horizonte, n. 127, p. 157-176, 2013.

GATTI, Luciano. Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Loyola, 2009.

GÓMEZ, Vicente. El pensamento estético de Theodor W. Adorno. Madrid: Frónesis, 1998.

HEGEL, G.W.F. Cursos de Estética. São Paulo: Edusp, 1999.

JAMESON, Fredric. O marxismo tardio: Adorno, ou a persistência da dialética. Tradução Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Unesp, 1997.

JANUÁRIO, Adriano. Educação e resistência em Theodor Adorno. São Paulo: Loyola, 2020.

JANUÁRIO, Adriano. Modelo crítico e diagnóstico de tempo presente em Th. W. Adorno. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, 2016.

JARVIS, Simon. Adorno: A Critical Introduction. Cambridge: Polity, 1998.

JAY, Martin. As ideias de Adorno. Tradução Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix, 1988.

JAY, Martin. A imaginação dialética. História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

JIMENEZ, Marc. Para ler Adorno. Tradução Roberto Ventura. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

JIMENEZ, Marc. O que é estética? Tradução Fulvia Moretto. São Leopoldo, RS: Unisinos, 1999.

MENKE, Christoph. La soberanía del arte. La experiencia estética según Adorno y Derrida. Traducción Tomás Bretón. Madrid: Visor, 1997.

NICHOLSEN, Shierry Weber. O sujeito mutilado extinto na arena da experiencia estética. In: DUARTE, Rodrigo; FREITAS, Romero (Orgs). Anais do Congresso Internacional Deslocamentos na arte. Belo Horizonte, 2010. p. 89-102

NOBRE, Marcos (org.). Cursos livre de Teoria Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

NOBRE, Marcos Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

NÓBREGA, Francisco Pereira. Compreender Hegel. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

O’CONNOR, Brian. Adorno’s Negative Dialectic: Philosophy and the Possibility of Critical Rationality. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.

PADDISON, Max. Adorno’s Aesthetics of music. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 1993.

PAUDYAL, Bed P. Mímesis in Adorno’s Aesthetic Theory. Journal of Philosophy: A Cross-Disciplinary Inquiry, v. 4, n. 8, 2009, p. 1-10.

PERIUS, Oneide. Esclarecimento e Dialética negativa. Passo Fundo: IFIBE, 2008.

PETRY, Franciele Bete. “A racionalidade estética em Adorno como possibilidade de superação da crítica à razão instrumental”. In: FELDHAUS, Charles; DUTRA, Delamar José Volpato (Orgs.). Habermas e interlocuções. São Paulo: DWW, 2012.

PETRY, Franciele Bete. A relação dialética entre arte e sociedade em Theodor Adorno. Veritas, v. 59, n. 2, 2014, p. 388-406.

PETRY, Franciele Bete. Belo natural e reconciliação: reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno. Artefilosofia, n. 17, p. 145-156, 2017.

PETRY, Franciele Bete. Experiência e formação em Theodor W. Adorno. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 455-488, 2015.

PETRY, Franciele Bete. Além de uma crítica à razão instrumental [tese]; orientador, Alessandro Pinzani. — Florianópolis, SC, 2011. 252 p.

PLATÃO. Fedro. Tradução Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2001.

PUCCI, Bruno; LASTORIA, Luiz; ZUIN, Antônio (Orgs.) Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.

RICHTER, Gerhard. Theory and Nonpropositional Truth Content in Adorno. New German Critique, n. 97, Adorno and Ethics, p. 119 -135, Winter, 2006.

ROSE, Gillian. The Melancholy Science: An Introduction to the Thought of Theodor W. Adorno. Londres: Macmillan, 1978.

RUSH, Fred (ORG). Teoria Critica. Tradução Beatriz Katinsky; Regina Andrés Rebollo. Aparecida, São Paulo: Ideias e Letras, 2008.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Adorno. São Paulo: Publifolha, 2003.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A Atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

SILVA, Eduardo Soares Neves. Filosofia e arte em Theodor W. Adorno: a categoria de constelação. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG, Belo Horizonte, Brasil, 2006.

SILVA, Raquel Patriota da. Negatividade do Belo. A estética crítica em Theodor Adorno. São Paulo: Opção Livros, 2016.

SÜSSEKIND, Pedro. Teoria do Fim da Arte. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.

THOMSON, Alex. Compreender Adorno. Tradução Rogério Bettoni. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

VEGA, Mario Alejandro Molano. Apariencia estética y reconciliación: arte y política em Adorno. Revista de Estudios Sociales, n. 34, p. 81-90, 2009.

WERLE, Marco Aurélio. A poesia na estética de Hegel. São Paulo: Fapesp, 2005.

WERLE, Marco Aurélio. A questão do fim da arte em Hegel. São Paulo: Hedra, 2011.

WERLE, Marco Aurélio. A aparência sensível da Ideia. Estudos sobre a estética de Hegel e a época de Goethe. São Paulo: Loyola, 2013. (Coleção Filosofia).

WICKS, Robert. A estética de Hegel: uma visão geral. In: BEISER, Frederick (Org.). Hegel. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

ZAMORA, José Antônio. Th. W. Adorno. Pensar contra a barbárie. Tradução Antônio Sidekum. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2008.

ZUIDEVAART, Lambert. Adorno’s Aesthetic Theory: The Redemption of Ilusion. Cambridge: The MIT Press, 1994.

ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Indústria cultural e educação. O novo canto da sereia. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Sobre a atualidade do conceito de indústria cultural. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 54, p. 9-18, 2001.

Pubblicato

06-10-2025

Come citare

Paiva Silva, B. L. de. (2025). Situações da arte na contemporaneidade : Notas sobre o diagnóstico da Teoria estética de Theodor Adorno . Sofia , 14(2), e14248514. https://doi.org/10.47456/sofia.v14n2.48514