Sobre religião
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v10i2.35800Keywords:
Religião. HölderlinAbstract
O texto, provavelmente datado de 1799, faz parte do espólio teórico de Hölderlin, o qual só viera a lume em 1911, com a primeira edição crítica da obra completa do autor, encabeçada por Norbert von Hellingrath. O manuscrito do texto foi encontrado com uma série de lacunas, algo comum aos textos desse espólio, os quais, em grande parte, eram destinados à publicação na revista literária que o autor pretendia fundar, a Iduna. Um outro aspecto importante se verifica logo no primeiro parágrafo, qual seja, o formato epistolar da exposição dos conteúdos, algo caro à época e que assumira forma lapidar em seu Bildungsroman intitulado Hipérion ou o eremita na Grécia. A despeito dessas incompletudes, o vigor da exposição e do pensamento não desfalece, de modo que pode ser considerado um dos textos mais importantes da época do romantismo e do idealismo alemães. Sobre religião pode ser lido junto com o texto O mais antigo programa-sistema do idealismo alemão (elaborado juntamente com Hegel e Schelling, então colegas de seminário), de 1796-7, dado o desdobramento e defesa da Bildung mítico-poética na cultura, visando à liberdade individual e à comunhão dos homens por intermédio da crítica à analiticidade da razão, isto é, ao pensamento perpassado por cisões. Uma outra sugestão seria o cotejo da parte que trata dos mitos épico, dramático e lírico com o texto Mistura dos gêneros poéticos, de 1800.
Downloads
References
HÖLDERLIN, Friedrich. Sämtliche Werke: Kleine Stuttgarter Ausgabe. Hrsg. Von F. Beissner (ed.). Stuttgart Kohlhammer, 1958.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 André Felipe Gonçalves Correia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.