Sobre religião
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v10i2.35800Mots-clés :
Religião. HölderlinRésumé
O texto, provavelmente datado de 1799, faz parte do espólio teórico de Hölderlin, o qual só viera a lume em 1911, com a primeira edição crítica da obra completa do autor, encabeçada por Norbert von Hellingrath. O manuscrito do texto foi encontrado com uma série de lacunas, algo comum aos textos desse espólio, os quais, em grande parte, eram destinados à publicação na revista literária que o autor pretendia fundar, a Iduna. Um outro aspecto importante se verifica logo no primeiro parágrafo, qual seja, o formato epistolar da exposição dos conteúdos, algo caro à época e que assumira forma lapidar em seu Bildungsroman intitulado Hipérion ou o eremita na Grécia. A despeito dessas incompletudes, o vigor da exposição e do pensamento não desfalece, de modo que pode ser considerado um dos textos mais importantes da época do romantismo e do idealismo alemães. Sobre religião pode ser lido junto com o texto O mais antigo programa-sistema do idealismo alemão (elaborado juntamente com Hegel e Schelling, então colegas de seminário), de 1796-7, dado o desdobramento e defesa da Bildung mítico-poética na cultura, visando à liberdade individual e à comunhão dos homens por intermédio da crítica à analiticidade da razão, isto é, ao pensamento perpassado por cisões. Uma outra sugestão seria o cotejo da parte que trata dos mitos épico, dramático e lírico com o texto Mistura dos gêneros poéticos, de 1800.
Téléchargements
Références
HÖLDERLIN, Friedrich. Sämtliche Werke: Kleine Stuttgarter Ausgabe. Hrsg. Von F. Beissner (ed.). Stuttgart Kohlhammer, 1958.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© André Felipe Gonçalves Correia 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.