Psicologia e Política: histórias e personagens das políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v4i1.10110Resumen
O cenário contemporâneo da Política Pública de Assistência Social é apresentado através da Psicologia Institucional e da História Oral, que direciona a uma certa visão da Psicologia sobre a Política de Assistência Social. Destaca-se a questão do poder, entremeado às estratégias biopolíticas de controle e resistências, que ora reproduzem normatizações, ora produzem linhas de fugas. Reapresentadas a partir de personagens, as histórias do cotidiano da política ganham nome e personificam características destes nos jogos de poder da atualidade. A exemplo das figuras, constam o Carcereiro, o Capitão do Mato, o Leão de Chácaras, compostos de seus mecanismos de vigilância em uma ampla extensão do controle social; além da Rainha de Copas, com os seus dispositivos do controle virtual, marcados por abusos psicológicos e assédios morais. Atravessados por esses acontecimentos, é que se chega às vias possíveis de transformação de si e da sociedade, com uma visão clínica e crítica dessas práticas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Sofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.