Sobre a prudência, da educação e da filosofia

Autores/as

  • Lucia Schneider Hardt Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-4939-0156
  • Rosana Silva de Moura Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Estudos especializados em Educação

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17834

Resumen

Resumo: Nosso propósito neste ensaio é o de pensar alguns elementos da constelação do cenário da educação brasileira, tendo em vista o aporte filosófico de Nietzsche e Gadamer. Pretendemos discutir aspectos da formação humana - questão filosófica de primeira grandeza na Área de Filosofia da educação, considerando as contribuições destes dois filósofos alemães que olharam de modo crítico para a tradição, sem descartá-la, ao contrário, fortalecendo justamente o conceito de formação por um esforço grandioso de torná-la verdadeiramente autêntica. O olhar crítico persegue não apenas a destruição do que é limitante na tradição, mas quer também destacar aquilo que ainda pode fazer sentido no instante da queda do humano em face da destruição e de sua inexorável busca pela educabilidade humana.

 

Palavras-chave: Educação. Nietzsche. Gadamer. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucia Schneider Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada II do Departamento de estudos especializados em Educação da UFSC. Professora de Teorias da Educação e Filosofia da Educação. Pesquisa a relaçoa Nietzsche e a Educação.

doutora em Educação (UFRGS). Professora PPGE/UFSC. Coordena pesquisas em Nietzsche e a Educação (http://biografia.paginas.ufsc.br/).

Rosana Silva de Moura, Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Estudos especializados em Educação

Professora de Teorias e Filosfia da Educação do Departamento de Estudfos Especializados/UFSC

Doutora em Educação (UFRGS). Professora PPGE/UFSC. Coordena pesquisas em hermenêutica filosófica (http://hermeneuticas.paginas.ufsc.br/

Publicado

02-04-2018

Cómo citar

Hardt, L. S., & Moura, R. S. de. (2018). Sobre a prudência, da educação e da filosofia. Sofia , 6(3), 81–93. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17834

Número

Sección

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino