Os difusores do apocalipse
Uma leitura de De um tom apocalíptico adotado há pouco em filosofia
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v10i2.31614Palabras clave:
Derrida. Apocalipse. Finalismo. Kant. ReligiãoResumen
Pensaremos a «morte da filosofia» e a «crítica do finalismo» em De um tom apocalíptico adotado há pouco em filosofia (1981) de Derrida, a partir de três pontos: 1) a «neutralidade do tom»: trata-se da articulção, na querela entre Kant e os mistagogos, entre o bom tom do discurso filosófico e seus desvios; 2) «o filósofo e seu outro» aborda a exigências políticas e morais motivadoras do discurso desses dois oponentes; 3) «A crítica do finalismo e seus limites», expõe a tese de Derrida: o tom apocalíptico é um elemento não-filosófico transcendental intrínseco ao discurso filosófico. Seguiremos o movimento da desconstrução, mostrando seus principais momentos, impasses e articulações, mas também traços da reconstrução do discurso filosófico e sua estratégia: re-pensar as plasti-cidades entre razão-mito-poesia (contra o obscurantismo e o fascismo), através de uma crítica ao logocentrismo e à usurpação das potências racionais e míto-poéticas pelo discurso religioso.
Descargas
Citas
ARAÚJO, N. Do “viver” e do “morrer” nos estudos literários: Gayatri Spivak e a morte da literatura comparada como Aufhebung. Revista Remate de Males, v.35, n.1. 2015.
CRÉPON, M.; WORMS, F. Derrida, la tradition de la philosophie. Paris: Galilée, 2008.
CRITCHLEY, S. The ethics of deconstruction. Edinbourgh: Edinbourgh University Press. 1999.
DERRIDA, J. D’un ton apocaliptique adopté naguère en philosophie. Paris: Galilée, 2005.
KANT, I. Sobre um recentemente enaltecido tom de distinção na Filosofia. Revista Studia Kantiana, v.8, n.10. 2010.
LACOUE-LABARTHE, P.; NANCY, J.-L. (Org.). Les fins de l’homme: à partir du travail de Jacques Derrida. Paris: Hermann Éditeurs, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Martha Luiza Macedo Costa Bernardo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.