Uma metáfora para interpretar a presença da Filosofia no currículo escolar: o conceito de leque filosófico como parâmetro para o ensino filosófico no nível médio

Auteurs

  • Jorge da Cunha Dutra Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Abelardo Luz

DOI :

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17874

Résumé

O presente artigo aborda a temática referente ao ensino de Filosofia, em especial, no âmbito do ensino médio. O mesmo tem como objetivo apresentar o conceito de leque filosófico, mostrando de que modo ele pode contribuir para a definição dos limites em que os conteúdos abordados nas aulas de Filosofia possam ser considerados filosóficos, ou não. A metodologia utilizada foi o estado da questão (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2004) pesquisando-se em livros, revistas, eventos e outras referências para a realização da investigação. Por fim, buscou-se com este trabalho contribuir com o campo de estudo do ensino de Filosofia, em especial do ensino médio, apresentando um conceito que possa auxiliar no aprimoramento do trabalho com a disciplina de Filosofia, ciente de que este conceito está aberto ao movimento das novas descobertas do nosso campo de estudo e por isso, poderá ser readaptado para melhor atender as demandas da contemporaneidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jorge da Cunha Dutra, Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Abelardo Luz

Licenciado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). Licenciado em Filosofia, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2010). Mestre (2010) e Doutor (2014) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/FaE/UFPel. Atualmente é Professor de Filosofia, D I, no Instituto Federal Catarinense - IFC, Campus Avançado Abelardo Luz e Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, nível Especialização, do IFC Campus Avançado Abelardo Luz. 

Téléchargements

Publiée

02-04-2018

Comment citer

Dutra, J. da C. (2018). Uma metáfora para interpretar a presença da Filosofia no currículo escolar: o conceito de leque filosófico como parâmetro para o ensino filosófico no nível médio. Sofia , 6(3), 26–46. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17874

Numéro

Rubrique

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino