O que pode a filosofia da música? Física e metafísica da música em Schopenhauer

Auteurs

  • Daniel Pucciarelli UFMG

DOI :

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.21267

Résumé

Em termos gerais, o artigo investiga as potencialidades e limites do discurso filosófico sobre música a partir do pensamento de Arthur Schopenhauer. Mais especificamente, pretende-se plausibilizar a tese de que a filosofia da música de Schopenhauer, por operar de maneira autoconsciente no terreno da analogia e por se compreender como uma metafísica robusta da música, é um espaço privilegiado para se estudar a natureza mesma da estética filosófica. Para tal, o artigo oferece uma reconstrução panorâmica tanto das principais linhas de força do seu sistema quanto de sua estética, para enfim interrogar a fundamentação de seus procedimentos de elaboração conceitual a partir de desdobramentos da estética e teoria musicais do século XX.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daniel Pucciarelli, UFMG

Doutor em Filosofia pela Universidade de Munique. Pesquisador de pós-doutorado (PNPD-Capes) junto ao Departamento de Filosofia da UFMG.

Téléchargements

Publiée

28-02-2019

Comment citer

Pucciarelli, D. (2019). O que pode a filosofia da música? Física e metafísica da música em Schopenhauer. Sofia , 7(2), 226–239. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.21267

Numéro

Rubrique

Dossiê Schopenhauer