O problema dos intelectuais no mundo contemporâneo sob duas perspectivas: organizadores da cultura ou expressão das contradições sociais
DOI :
https://doi.org/10.47456/sofia.v3i1.8095Résumé
Este artigo procura apresentar a formação e o papel atribuídos à figura do intelectual por dois filósofos do século XX: Gramsci e Sartre. Gramsci concebe os intelectuais como organizadores da cultura (tarefa educativa e organizativa). Pelo conceito de intelectual orgânico afirma que os intelectuais estão sempre ligados a uma classe. A ideologia burguesa foi formada e difundida pelos intelectuais burgueses, mas é possível a formação de intelectuais orgânicos do proletariado que se formariam dentro dos partidos políticos e permitiria um projeto político revolucionário. Sartre considera impossível a formação de intelectuais orgânicos do proletariado, mas também atribui aos intelectuais uma tarefa ligada à revolução proletária, porque apesar de eles pertencerem à classe dominante, sua função original de especialistas do saber prático entra em contradição com os próprios pressupostos críticos dessa tarefa e lhes permite a compreensão das contradições sociais das sociedades contemporâneas.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sofia 2014
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.