Filosofia no Ensino Médio: considerações sobre a reforma educacional brasileira a partir do pensamento de Theodor Adorno

Autori

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17784

Abstract

O ensaio estabelece algumas reflexões sobre o atual momento da Filosofia no Ensino Médio brasileiro a partir das recentes reformas curriculares, analisadas com base pensamento educacional de Theodor Adorno. O autor apresenta alguns problemas fundamentais da educação moderna que repercutem diretamente nas dificuldades para se trabalhar com a Filosofia em nossos dias, como também apontam para sua importância. Além das questões de legislação que ora ampliam, ora limitam, ou mesmo pretendem interditar o filosofar na sala de aula, a leitura de Adorno possibilita um olhar aberto para a formação escolar e sobre as possibilidades formativas da Filosofia. A despeito das diversas barreiras, institucionais ou culturais, sustenta-se que a Filosofia pode colaborar fundamentalmente para uma formação emancipatória, que supere a exigência social básica da adaptação ao mundo, algo que parece sobressair na atual reforma educativa. Para o autor, a educação para a emancipação é uma exigência fundamental das sociedades democráticas.

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Biografia autore

Wanderley José Deina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor de Filosofia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (DAESO), Graduado em Filosofia pela UFPR, Mestre e Doutor em Educação pela USP, na linha de Filosofia da Educação.

Pubblicato

02-04-2018

Come citare

Deina, W. J. (2018). Filosofia no Ensino Médio: considerações sobre a reforma educacional brasileira a partir do pensamento de Theodor Adorno. Sofia , 6(3), 5–25. https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17784

Fascicolo

Sezione

Dossiê Filosofia e Educação/ Filosofia e Ensino