Fisicalismo e o problema mente-cérebro: uma questão de definição

Autori

  • Julio César Martins Mazzoni Università di Roma ( Sapienza) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v8i1.23781

Abstract

O Fisicalismo tem sido a posição filosófica monista mais aceita no mainstream do debate contemporâneo sobre a natureza do mental. Mas o que significa dizer que tudo o que existe é “físico”? O presente trabalho busca responder à pergunta: Como as teses fisicalistas contemporâneas têm definido o termo ‘físico’ em suas proposições? Para respondê-la foi realizada uma investigação teórico-filosófica baseada em revisão bibliográfica e análise lógica e conceitual. Quatro categorias gerais de definição do termo ‘físico’ foram identificadas numa revisão da literatura. Existem igualmente fortes críticas às propostas de definição em toda a discussão filosófica. Não temos uma definição incontroversa do que seja uma propriedade física, tampouco consenso sobre qual deveria ser a formulação mais adequada da tese fisicalista. Assim, a questão que se coloca é: Por que estamos discutindo o valor de verdade de uma tese que nem mesmo tem conseguido ser formulada de forma adequada?

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Julio César Martins Mazzoni, Università di Roma ( Sapienza) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Psicólogo clínico, diretor do Espaço Clínico Cogitus e psicoterapeuta cognitivo-comportamental, tendo realizado treinamentos em Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto Aaron T. Beck (Roma) e no Oxford Cognitive Therapy Center/ Oxford University (Reino Unido).
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o título de mestre em Psicologia pelo Programa de Pós graduação da mesma universidade. Atualmente está realizando seu Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Filosofia da Psicologia e seu Dottore magistrale em Neurociência Cognitiva na faculdade de Medicina e Psicologia da Universidade de Roma - Università degli Studi di Roma "La Sapienza"(Itália). Possui formação clínica em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Oxford Cognitive Therapy Center (Reino Unido). Tem experiência de docência em pós-graduação, ministrando aulas, workshops e cursos sobre Terapia Cognitivo-Comportamental e o Suicídio, Terapia Dialética Comportamental e Neurociência Cognitiva. Área de interesse, pesquisa e experiência: Filosofia da Psicologia, Filosofia da Mente, História da Psicologia, Sistemas e teorias psicológicas, Neurociência Cognitiva, Ciências Cognitivas, Psicologia clínica e Saúde Mental.

Pubblicato

05-09-2019

Come citare

Mazzoni, J. C. M. (2019). Fisicalismo e o problema mente-cérebro: uma questão de definição. Sofia , 8(1), 146–170. https://doi.org/10.47456/sofia.v8i1.23781

Fascicolo

Sezione

Dossiê Filosofia da Mente e da Linguagem