Aspectos da noção de causalidade em João Duns Escoto
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v2i2.6446Abstract
Um dos elementos mais fundamentais e complexos na filosofia de João Duns Escoto é a doutrina da causalidade. Em poucas palavras, sua centralidade se deve ao fato de que, para este último, toda a ordem do mundo pode ser compreendida a partir das relações de causa e efeito, que perpassam todos os entes. Esse caráter fundamentalmente metafísico da noção de causalidade será um primeiro tema de nosso estudo. Em seguida, atentaremos para dois outros aspectos da causalidade na filosofia do Doutor Sutil: a noção de causalidade concorrente e o problema da causalidade de algo sobre si mesmo. Com isso, espero fornecer uma exposição acurada de alguns dos aspectos mais relevantes da doutrina da causalidade em Duns Escoto.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Sofia
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.