Arte e verdade no pensamento de Martin Heidegger
a caminho da origem da obra de arte
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v11i2.39087Palavras-chave:
a origem da obra de arte, mundo e terra, criar e resguardar, linguagem e poesia, arte e verdadeResumo
Martin Heidegger buscou pensar, notoriamente, em A Origem da Obra de Arte (Der Ursprung des Kunstwerkes, 1936), a intrínseca e antes impensada relação entre o artístico e o advento da verdade do ser. O presente trabalho analisa algumas de suas reflexões sobre a supracitada temática de modo a esclarecer a significação originária do acontecimento propriamente dito da verdade em curso nas obras de arte. Para tal, primeiramente, aprofundaremos as localidades ali levantadas, a saber, o mundo (Welt) e a terra (Erde). Posteriormente, examinaremos a concepção do artista e do contemplador à luz da ontologia heideggeriana. Ainda depois, discutiremos os temas da linguagem (Sprache) originária e da poesia (Dichtung) para chegarmos, enfim, a um entendimento sobre a origem (Ursprung) da obra de arte segundo o pensador da Floresta Negra.
Abstract
Martin Heidegger thought notoriously in The Origin of the Work of Art (Der Ursprung des Kunstwerkes, 1936) about the intrinsic and, not yet thought, relationship between the artistic and the advent of the truth of being in this book. The present work analyses some of his reflections on the theme above to clarify the original meaning of the event itself and the truth in progress in the works of art. Accordingly, first, the paper delves into the structures raised there: the world (Welt) and the earth (Erde). Subsequently, it examines the artist's conception and the contemplator in light of Heidegger's ontology. Next, the work discusses the themes of the original language (Sprache) and poetry (Dichtung) to reach an understanding of the origin (Ursprung) of the work of art according to the Heidegger.
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