O discurso do envelhecimento da população como ideologia

Autores

  • Artur Bispo dos Santos Neto UFAL

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i2.5067

Resumo

O presente artigo tem como propósito apontar o caráter ideológico do discurso fundado no envelhecimento da população brasileira e como este serve enquanto instrumento da classe dominante para operar as contrarreformas necessárias ao sistema do capital no âmbito da previdência social, ao apresentar a realidade de uma maneira homogênea e destituída de contradições, porquanto oblitera os elementos fundamentais que estão na gênese do envelhecimento populacional e desconsidera que o verdadeiro crescimento populacional está relacionado ao crescimento do exército industrial de reserva e que esse aspecto social se constitui como um dos principais responsáveis pela abreviação do tempo de vida de inúmeros jovens no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Bispo dos Santos Neto, UFAL

Professor da Graduação de Filosogia e da Graduação e da Pós-Graduação em Serviço Social, participa do Grupo de Pesquisa sobre Reprodução Social.

Downloads

Publicado

27-02-2014

Como Citar

Santos Neto, A. B. dos. (2014). O discurso do envelhecimento da população como ideologia. Argumentum, 5(2), 216–234. https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i2.5067