Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Argumentum foi uma publicação semestral de 2009 a 2015, passando a quadrimestralidade a partir de 2016. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Classificada como A1, pelo Qualis Periódicos. De natureza acadêmica, possui caráter interdisciplinar e propõe-se a publicar pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações. Também abre espaços a outros trabalhos de relevância para a temática, segundo as Políticas de Seção.

A missão da revista é Ser um periódico de excelência na área de Serviço Social por meio da publicação de pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos submetidos à publicação serão analisados por pares (especialistas reconhecidos e de notório saber, de diferentes instituições e países), todos  pareceristas ad hoc, os quais arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação. O texto encaminhado aos avaliadores não terá identificação da autoria. São utilizados para o parecer as Diretrizes para avaliação.

Poderão ser sugeridas aos autores reformulações ou adaptações às normas editoriais. Os pareceres sobre o texto deverão indicar a avaliação numa das seguintes categorias: aceitar, aceitar com revisão, submeter novamente para avaliação, submeter novamente para outro lugar, rejeitar.

As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013) e na resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. As publicações deverão indicar no último parágrafo da seção Metodologia do artigo os aspectos éticos envolvidos no trabalho e número de registro em comitê de ética.

A Argumentum se reserva no direito de não publicar trabalhos envolvendo seres humanos que não tenham sido registrados em comitê de ética.

O Conselho Editorial Científico reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar seu processo de publicação. Modificações de estrutura e conteúdo mais substantivas serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

A decisão sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base na política editorial da revista, cabendo ao Editor Científico dirimir dúvidas e impasses e a decisão final sobre a edição. Durante a análise serão verificados rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica.

A Comissão Editorial assegura o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

No último número de cada ano da revista serão publicados os nomes dos avaliadores que realizaram a seleção dos artigos daquele ano, sem especificar quais textos foram analisados individualmente.

As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.

Diretrizes para avaliação

As diretrizes para avaliação proporcionam um guia de critérios essencial para o julgamento da submissão e avaliar se está de acordo com as políticas e conteúdo da revista, assim como instruções especiais para preparar uma crítica eficaz, eficiente e construtiva. Devem ser considerados seguintes itens: inserção à temática da revista; originalidade e abordagem relevante para as ciências sociais contemporâneas; atendimento aos objetivos propostos; coerência e consistência teórico-metodológica; qualidade e rigor acadêmicos; conter número de aprovação em comitê de ética, no caso dos trabalhos que envolvam seres humanos. E, por fim, o texto precisa estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT e da revista.

Também serão considerados os aspectos éticos envolvidos no trabalho.

 

PERIODICIDADE

Periodicidade Quadrimestral

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre e gratuito imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Por "acesso aberto" a este periódico, entendemos sua disponibilização livre na Internet pública, permitindo a qualquer usuário ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou link para os textos completos dos trabalhos aqui publicados, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não as próprias de acesso à própria. A única restrição sobre a reprodução e distribuição e a único dever ao copiar este domínio, deve ser o de garantir ao autor autor a integridade de seu trabalho e o direito de ser devidamente reconhecido e citado.

Periodicidade

Periódico científico temático quadrimestral a partir de 2016.

POLÍTICAS EM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DE DIVERSIDADE, EQUIDADE, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

A Argumentum assevera seu compromisso com o fomento e a disseminação do conhecimento como um bem comum, com equidade e justiça, envolvendo os princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) e dessa maneira promovem governança inclusiva com públicos diversos e minorizados. Consequentemente, a Argumentum ratifica seus esforços em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), com destaque para os objetivos 5-Igualdade Gênero e 10-Diminuição das desigualdades.

Nesse sentido, a Argumentum se comprometem a:

- Contribuir em iniciativas que têm o propósito de promover mudanças na comunidade acadêmica que vão ao encontro do ethos cultural de inclusão, equidade e representação da diversidade;

- Trabalhar sempre por representatividade ampla de autoria, editoria e avaliação, considerando a diversidade geográfica, institucional e socioeconômica;

- Promover e acolher submissões de públicos minorizados e diversos;

- Encorajar autores/as a usar linguagem respeitosa e inclusiva ao escrever seus manuscritos. Linguagem inclusiva refere-se à diversidade e considera com respeito todas as pessoas; é uma linguagem sensível às diferenças e promover oportunidades iguais (ver APA’s Inclusive Language Guidelines);

- Orientar editores/as associados/as e avaliadores/as a se manifestarem imediatamente ao identificar linguagem que promova viés racista, etarista, sexista, ou qualquer tipo de viés que promova desrespeito, exclusão ou aversão a qualquer tipo de público ou população;

- Sugerir à autoria que tomem como base Equidade de sexo e gênero na pesquisa e na publicação científica: as diretrizes SAGER e suas listas de verificação, que oferece uma abordagem sistemática para o uso e para a revisão editorial da informação sobre sexo e gênero na pesquisa;

- Conduzir autores/as, revisores/as e editores/as a conhecer os documentos SciELO Declaração em Apoio à Ciência Aberta com IDEIA,  APA’s Racism, Bias, and Discrimination , e APA’s Action Plan for Addressing Inequality, assim como APA’s Equity Diversity and inclusionCOPE’s Diversity and Inclusivity, e COPE Diversity, Equity, Inclusion, Accessibility position statement antes de submeter a Argumentum;

- Buscar representantes dos grupos minorizados, além da diversidade geográfica, institucional e de gêneros para ocupar os quadros da governança e avaliadores;

- Atentar, monitorar e analisar indicadores de gênero do corpo editorial, autoria e avaliação;

- Incentivar e apoiar coleta de dados que permitam desenvolvimento, mensuração, análise e gestão de indicadores de diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade;

- Fortalecer comunicação com todos os stakeholders (principalmente, corpo editorial, avaliadores e autores) sobre a relevância de adesão aos princípios DEIA, garantindo o progresso da ciência;

 - Promover os Princípios FAIR (findable, accessible, interoperable, and reusable – encontrável, acessível, interoperável e reutilizável) em todas as coleções.

 

PLANO DE DESENVOLVIMENTO EDITORIAL DA ARGUMENTUM

O Plano de desenvolvimento editorial da Argumentum pressupõe um processo sistemático de reflexão crítica sobre o caminho percorrido (passado), sua condição e desafios presentes e a definição de metas para o alcance de seus objetivos. Portanto, o Plano de desenvolvimento editorial da Argumentum em tela, apresenta um conjunto de metas, premissas e bases gerais que intentam inscrever este periódico como de excelência editorial no contexto mundial.

Metas de curto e médio prazo (2024-2026)

Premissas e bases gerais

Impulsionar a celeridade e a visibilidade da produção científica nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações com os campos do Serviço Social e das Ciências Sociais Aplicadas; Manter-se atualizada cumprindo boas práticas editoriais e preceitos éticos; Profissionalizar a produção e a gestão editorial; Reconhecer e valorizar autores, pareceristas e editores; Ampliar e inovar meios e formas de disseminação da produção científica veiculada; Alinhar-se às práticas da Ciência Aberta.

Publicações

Recomendar que os dados de pesquisa sejam disponibilizados ou informados quanto ao local de depósito. Implementar a publicação de forma contínua a partir de 2025; Manter e aperfeiçoar a publicação dos artigos em vários formatos, especialmente em HTML e XML junto ao PDF (já adotado desde 2023); Adotar critérios nacionais e internacionais de qualidade para manter um processo editorial ético e transparente; Manter medidas para ampliar a paridade de gênero, raça e regionalização brasileira entre autores/as publicados. Adotar medidas para ampliar a paridade de gênero, raça e contribuição resultantes de cooperações entre o sul global entre autores/as publicados. Acompanhar junto ao setor de tecnologia a atualização contínua do software Open Journal Systems (OJS)

.Ciência aberta e transparência

Adotar, de forma progressiva, medidas para ampliação da transparência e publicidade, com estratégia de alinhamento às práticas de Ciência Aberta; Divulgar instrumentos do fluxo editorial; Manter atualizado o Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE), com revisão anual; Adequar processos e diretrizes para acolhimento de artigos originalmente submetidos como preprints; Planejar política de gestão e compartilhamento de dados das pesquisas; Divulgar a responsabilidade e contribuição individual dos autores.

Indexações e impacto

Ampliar a indexação da Argumentum em indexadores nacionais e internacionais, especialmente na Scopus, Web of Science e na Coleção Scielo Brasil; Atualizar as demandas para manutenção da indexação na base da Redalyc; Manter classificação em estrato superior e de excelência no Qualis Periódicos CapesServiço Social; Participar de eventos e coletivos de discussão sobre temáticas do Serviço Social e comunicação científica a exemplo dos eventos da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Comunidade Acadêmica

Promover conformidade de sistemas e processos alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018; Convidar, de forma contínua, instituições e pesquisadores de excelência para enriquecimento do quadro de pareceristas ad hoc; Aprimorar os processos de convite e reconhecimento dos colaboradores, pareceristas ad hoc e editores; Manter atualizados e atuantes Editorias e Conselho Editorial, por meio de diálogo e consultas.

Internacionalização

 Promover a divulgação da revista em consonância com os objetivos e as necessidades estabelecidas em uma estratégia de internacionalização e articulada ao Plano de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Manter a atuação de editores estrangeiros no Corpo Editorial; Ampliar os processos de divulgação, captação e inserção entre pesquisadores estrangeiros e estrangeiros residentes no Brasil; Manter a publicação de conteúdos, resumos e títulos, no idioma inglês, além da linguagem original do artigo; Manter atualizado o site da Revista traduzido para os idiomas inglês e espanhol; Promover participação de editores em eventos internacionais da área.

Financiamento

 Manter e ampliar o apoio financeiro junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), nos moldes do ano de 2023; Buscar apoio financeiro junto a outras agências de fomentos científicos públicos, por meio de editais de financiamento para revistas científicas.

Equipe editorial, conselho editorial e avaliadores (as) externos (as)

Ampliar a equipe editorial, conforme a demanda de submissões, por meio de chamadas públicas; Ampliar e renovar o cadastro de avaliadores (as) externos (as), primando por paridade de gênero, raça e regionalidade, além de expandir a internacionalização; Aumentar a integração de membros do conselho editorial em questões centrais da Argumentum na tomada de decisão. Fomentar a capacitação continuada da equipe editorial. Divulgação científica Publicar editais de chamadas de artigos na língua inglesa para incentivar a remessa de artigos de autores estrangeiros e auxiliar no reconhecimento internacional da revista; Estudar junto com a Secretaria de Comunicação da Ufes a implementação um Plano de Marketing e Divulgação do Periódico para ampliar o impacto e nível de engajamento em redes sociais das pesquisas publicadas, objetivando também um público mais amplo e inclusive não acadêmico; Divulgar a revista e suas publicações em redes sociais; Incentivar a utilização de redes sociais acadêmicas pelos (as) autores (as); Organizar meios de divulgação e debate dos artigos publicados em pequenos eventos (webinars) e/ou podcast; Divulgar press releases de novas edições e artigos publicados. (ex. Abec).

Indexadores

Redalyc <http://www.redalyc.org/revista.oa?id=4755>

Clase: Disponível em: http://clase.unam.mx/F?func=find-b-0&local_base=cla01

logo Diadorim

Disponível em: http://diadorim.ibict.br/handle/1/320

 

Dialnet <http://dialnet.unirioja.es>

 

DOAJ <http://www.doaj.org/openurl?genre=journal&issn=21769575>

 

GeoDados <http://geodados.pg.utfpr.edu.br>

 

Logo de Latindex con fondoDisponível em: http://www.latindex.unam.mx

 

Portal de Periódicos da CAPES

Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html

Portal Periódicos da UFES <http://periodicos.ufes.br SEER <http://seer.ibct.br>

Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo>

 

Red de Bibliotecas Virtuales de Clacso: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/colecciones/saladelectura/index.php>

 

POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL

A Argumentum é hospedada no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o que garante a preservação de seu conteúdo digital de duas formas. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente. O conteúdo também é preservado pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), da Stanford University.

DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTIVAS DA PUBLICAÇÃO

A revista Argumentum está empenhada em manter os mais altos padrões de ética de publicação e toma todas as medidas possíveis contra quaisquer malversações no processo de publicação. Assumimos que os princípios recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/)  devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas no ato de publicação: o autor, os editores da revista e os membros do Conselho Editorial. Para os autores, além das condições incluídas no processo de submissão exige-se:

Questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores.

Todos os trabalhos resultantes de pesquisa ou relatos de experiências que envolvam sujeitos humanos ou informações de acesso  restrito deverão informar no texto o número de aprovação em comitê de ética em pesquisa indicando sua observância às resoluções nacionais e internacionais que regulamentem essas questões. O texto que não obedecer essas exigências não será avaliado na Revista e terá sua submissão rejeitada.

Erros significativos em trabalhos publicados

Quando um autor descobre um erro significativo ou uma imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente ao editor da revista e cooperar com o editor para que seja feita retratação ou correção do artigo.

Outros procedimentos éticos da publicação:

Jogo limpo

O editor-chefe e os revisores avaliam os manuscritos por seu conteúdo intelectual, sem levar em conta raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou o pensamento político dos autores.

Confidencialidade

Quaisquer trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com terceiros, exceto quando autorizado pelo editor da revista Argumentum

Padrões de objetividade

Os pareceres dos revisores serão realizados objetivamente. Crítica pessoal ao autor é inadequada. Os árbitros devem expressar as suas opiniões de forma clara, com o apoio de argumentos.

Crédito às fontes

Os revisores devem identificar qualquer trabalho relevante, já publicado, que não tenha sido citado pelos autores. Qualquer afirmação de que uma observação ou argumento já tenha sido publicado deve ser acompanhada pela citação correspondente. O revisor também deve chamar a atenção do editor para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.

Desvios

Quaisquer desvios das regras acima definidas devem ser informados diretamente para o editor-chefe, que está comprometido em fornecer resoluções rápidas para qualquer problema desse tipo.

Copyright

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Acesso livre e gratuito

A Argumentum não cobra taxas para submissão ou acesso aos artigos. Todo o site é de acesso livre e gratuito.

Sponsors

Programa de Pós-Graduação em Política Social

Departamento de Serviço Social

 

HISTÓRICO DO PERIÓDICO

Argumentum  foi uma publicação semestral de 2009 a 2015, passando a quadrimestralidade a partir de 2016. Classificada como A1, pelo Qualis Periódicos. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. De natureza acadêmica, possui caráter interdisciplinar e propõe-se a publicar pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações. Também abre espaços a outros trabalhos de relevância para a temática, segundo as Políticas de Seção.