Atenção à Saúde do Idoso: Políticas públicas e “saber local”

Autores

  • Bernadete de Oliveira "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"
  • Maria Helena Villas Bôas Concone "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"
  • Ruth Gelehrter da Costa Lopes "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7493

Resumo

Este artigo é um recorte de um extenso trabalho de investigação realizado na região metropolitana de São Paulo tendo como sujeitos os representantes de Conselhos Municipais (de Saúde e do Idoso). O trabalho de campo realizado entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012 contou com entrevistas e aplicação do método Delphi. Tomamos para considerações somente os resultados do Delphi: apresentamos e analisamos as opiniões daqueles representantes, a respeito das recomendações das políticas que auxiliam a consolidação da Atenção à Saúde do idoso no Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa consideração final é a de que a concretização e o fortalecimento das políticas de saúde voltadas para o idoso no âmbito do SUS deveriam se traduzir no cumprimento das diretrizes estabelecidas por essas mesmas políticas sociais de saúde direcionadas ao segmento. Entretanto, encontramos nos municípios pesquisados um significativo desconhecimento, seja por parte dos servidores públicos, seja por parte dos usuários, dessas normas que compõem a Atenção à Saúde do idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete de Oliveira, "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"

Fisioterapeuta. Mestre em Gerontologia e doutora em Ciências Sociais, ambos pela PUCSP. Professora convidada nos Cursos de: Gerontologia, lato sensu, Unip/SP e COGEAE/PUC/SP.

Maria Helena Villas Bôas Concone, "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"

Antropóloga. Professora doutora titular do Departamento de Antropologia da PUCSP. Docente do Programa Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, ambos da PUCSP.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"

Doutorado em Linguística - IEL - Unicamp. Mestre em Linguística Aplicada e Estudo da Linguagem - LAEL/PUCSP. Docente, Pesquisadora e filiada ao Departamento de Linguística -FAFICLA/PUCSP - e ao Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia - FACHS/PUCSP.

Ruth Gelehrter da Costa Lopes, "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo"

Psicóloga. Doutora em Saúde Pública - FSP/USP. Mestre em Psicologia Social - PUCSP. Professora associada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia - PUCSP.

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Oliveira, B. de, Concone, M. H. V. B., Lodovici, F. M. M., & Lopes, R. G. da C. (2014). Atenção à Saúde do Idoso: Políticas públicas e “saber local”. Argumentum, 6(1), 133–152. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7493