A América Latina entre a cruz e a caldeira

Autores

  • Luiz Jorge Vasconcellos P. de Mendonça Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (ES)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8204

Resumo

A partir do texto de Carcanholo, M., o artigo tece considerações sobre a superexploração da força de trabalho e a dependência existente na América Latina em razão dos interesses dos países centrais e das principais multinacionais. Ressalta-se a importância da união soberana entre as diversas economias que a compõem como única forma de enfrentar o imperialismo do grande capital. União esta que, além de representar a única solução possível para a melhoria das condiçoes de vida das populações latinas, não necessariamente estão consubstanciadas no desenvolvimento dos blocos econômicos comerciais da região. Estes muitas vezes também representam e se conformam segundo interesses das multinacionais/do imperialismo do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Jorge Vasconcellos P. de Mendonça, Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (ES)

possui graduação em Economia pelo Instituto Metodista Bennett (1986) , mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado pela Université de Paris X, Nanterre (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Finança, financeirização.

Downloads

Publicado

15-12-2014

Como Citar

Mendonça, L. J. V. P. de. (2014). A América Latina entre a cruz e a caldeira. Argumentum, 6(2), 25–28. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8204

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)