A fotografia contemporânea: da apropriação e manipulação visual à ressignificação semântica da memória

Autores

  • Almerinda Lopes PPGA-UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.18666

Resumo

O texto aborda o processo de inflação e banalização das imagens, de modo especial a partir do advento das câmaras digitais e aparelhos de telefonia móvel, que em razão de sua portabilidade, acessibilidade social, e facilidade de manipulação e uso permitem a qualquer indivíduo capturar e consumir imagens, em sintonia com a lógica do consumo capitalista. O surgimento de softwares de edição e tratamento de imagens, e o acesso à Internet facultaram tanto o contato com o patrimônio imagético, artístico e fotográfico de todos os tempos, como a sua apropriação, manipulação e (re) funcionamento da memória visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almerinda Lopes, PPGA-UFES

É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e realizou pós-doutorado pela Universidade de Paris I (Sorbonne). Atualmente é professora titular da Ufes, atuando na graduação e no mestrado em Artes. Autora de livros e outras publicações centradas na arte moderna e contemporânea e na fotografia. É pesquisadora de Produtividade do CNPq, Membro da ANPAP e curadora independente.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Lopes, A. (2017). A fotografia contemporânea: da apropriação e manipulação visual à ressignificação semântica da memória. Revista Farol, 13(18), 23–34. https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.18666

Edição

Seção

Seção Temática