A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MEMES NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA SOCIAL E DA MULTIMODALIDADE DISCURSIVA

Autores

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar memes na ótica de critérios multimodais e críticos do discurso. O corpus é composto de dois memes em língua inglesa. O primeiro trata sobre a temática da intolerância religiosa e o segundo relacionado ao preconceito racial, que foram analisados à luz dos pressupostos teóricos do modelo tridimensional de Fairclough (1989), na ótica da dimensão da prática social mediada pela ideologia e pela hegemonia e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), com foco nas metafunções representacional, interativa e composicional da Gramática do Design Visual. A análise dos dois memes nos leva a constatar que através de uma leitura multimodal, por parte das relações entre os modos semióticos, e de uma leitura crítica, por meio de aspectos ideológicos e hegemônicos da linguagem, suscita um posicionamento crítico-reflexivo para se combater formas de discriminação.

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Biografia do Autor

Raphael Barbosa Lima Arruda, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Márcia Roxana da Silva Regis Arruda, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Antônia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Formação acadêmica: Doutora em Letras

Instituição em que trabalha: Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

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Publicado

17-12-2017

Como Citar

ARRUDA, Raphael Barbosa Lima; ARRUDA, Márcia Roxana da Silva Regis; ARAÚJO, Antônia Dilamar. A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MEMES NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA SOCIAL E DA MULTIMODALIDADE DISCURSIVA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 155–171, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17737. Acesso em: 2 nov. 2024.