A Estruturação Predicativa Sob A Ótica Minimalista: Representação Do Aspecto Gramatical E Lexical No Módulo Mental
Resumo
Esta pesquisa dedica-se ao entendimento da representação mental do aspecto gramatical e lexical. Pesquisas mais recentes, sobre formação da sentença, (Arad, 1996; Smith, 1997; Verkuyl, 2003; Wachowicz, 2006) têm mostrado a relação estreita entre a estruturação predicativa e o aspecto verbal. Compreende-se, hoje, que as noções aspectuais lexicais estão diretamente ligadas ao predicado da sentença e aos itens vindos do léxico, as quais se chamam de interface sintática-léxico semântica. Este trabalho buscou, sob a perspectiva minimalista (Chomsky, 1995; Radford, 2004) responder as seguintes questões: de que maneira a relação entre argumentos internos e predicador influencia na formação do aspecto lexical? Como se dá a representação do aspecto gramatical e lexical no módulo mental? Além de sintagmas verbais e flexionais, há a necessidade de um sintagma aspectual? Após a análise de 320 sentenças retiradas do acervo do NURC, e cruzamento de dados entre tipologia verbal, argumentos internos, aspecto gramatical e lexical, no programa de dados Varbrul, o trabalho sugere uma estrutura sintática, com sintagmas aspectuais, capaz de abarcar os aspectos gramaticais e lexicais sem descaracterizar os pressupostos minimalistas. A estrutura é apresentada por meio de representação arbórea com os sintagmas aspectuais necessários para acomodar os traços vindos do léxico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS