OLHARES BAKHTINIANO E VYGOTSKIANO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS ÀS PESQUISAS EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS
Resumo
Objetivamos, no presente trabalho, traçar algumas considerações a propósito das concepções bakhtiniana (Bakhtin, 2009) e vygotskiana (Vygotsky, 2001) a propósito de questões concernentes à língua, linguagem, signo, sujeito, dentre outras noções-chave do pensamento linguístico e filosófico de tais teóricos, alinhando-os às pesquisas em contextos pedagógicos. Para tanto, encadearemos pontos de aproximação e distanciamento das abordagens teóricas no campo do ensino e da aprendizagem a partir de uma perspectiva interacional que privilegia a dimensão social do processo educacional (Allwright; Bailey, 1991). Observou-se que uma das principais convergências entre os teóricos russos se refere ao entrecruzamento dos campos da linguagem e da educação, percebendo neste espaço um campo de coconstrução ativa do processo de aprendizagem (Freitas 2000-B).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS