Pós-graduação, formação e trabalho profissional

Autores

  • Daniella Borges Ribeiro Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p73-95

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as diretrizes colocadas pelo atual Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e os seus impactos para a formação e o exercício profissional do assistente social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa através da qual foi possível observar o incentivo ao empresariamento da educação e da produção de conhecimentos a nível de pós-graduação; a indução de pesquisas em determinadas áreas e temas que são mais vantajosos para o mercado; o estímulo à “universidade empreendedora” e às parcerias entre o público e o privado; o comprometimento da autonomia científica do pesquisador; além do fortalecimento dos processos de avaliação da pós-graduação como forma de distribuição dos recursos. As diretrizes colocadas para as políticas de educação, ciência e tecnologia no Brasil ao reforçarem o projeto societário hegemônico na contemporaneidade nos permite reafirmar a vitalidade do nosso projeto ético-político que associa a luta em favor da formação e do exercício profissional crítico com o compromisso da construção de uma transformação societária que supere o projeto neoliberal em vigor.

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Biografia do Autor

Daniella Borges Ribeiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Serviço Social, mestre e doutora em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Núcleo de Estudos em Movimentos Sociais e Práticas Sociais (NEMPS). Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais, Comunicação - Jornalismo e Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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Publicado

26-02-2017

Como Citar

Ribeiro, D. B. (2017). Pós-graduação, formação e trabalho profissional. Temporalis, 16(32), 73–95. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p73-95