Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na seção "Diretrizes para autores";
  • O manuscrito está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
  • O trabalho possui, no máximo, 4 autorias e a identificação foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo o critério de sigilo;
  • A folha de rosto foi enviada em arquivo em separado, juntamente com a "Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais" devidamente assinada, conforme as orientações em "Diretrizes para autores";
  • O manuscrito segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Estou ciente de que a perspectiva de publicação de artigos nesse periódico pode ser superior a 1 ano.

Diretrizes para Autores

Para que o processo de avaliação seja iniciado, o encaminhamento do original deverá obedecer às recomendações descritas abaixo. Caso contrário, será devolvido para adequação às normas.

Os(as) autores(as) - máximo de 4 - que publicarem o artigo não poderão fazer uma nova submissão nas duas edições seguintes à publicação, exceto quando convidados(as) pelo comitê editorial para elaborar resenhas, editoriais ou comentários específicos.

Todos os trabalhos resultantes de pesquisa ou relato de experiência que envolverem sujeitos humanos terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverá ser claramente descrito no último parágrafo da seção “Metodologia” do artigo. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013) e na resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.

Todos os direitos editoriais são reservados à Temporalis. Nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, estocada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes, ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito do comitê editorial ou sem constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil.

Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.

Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa ou virtual) desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo(a) autor(a) e pelo Conselho Diretor do veículo onde o trabalho tenha sido originalmente publicado.

Quando do encaminhamento do artigo, os(as) autor(es) deverão assinar e enviar a Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais.

O encaminhamento de trabalhos à revista implicará na aceitação, por parte dos(as) autores(as), das normas aqui expressas.

 Preparação do manuscrito

O processo editorial só terá início se o encaminhamento do texto obedecer às condições abaixo:

1 - Como garantia de anonimato no processo de avaliação, os artigos devem ser apresentados sem identificação dos(as) autores(as). Deve ser utilizado o Microsoft Word com a seguinte configuração: fonte tamanho 12, espaço interlinear de 1,5 linhas.

2 – A folha de rosto deve ser enviada em um arquivo em separado, onde deverá constar:

  • o título do documento, nome do autor, profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço da instituição, telefone, e-mail e ORC ID (Informar o ORC ID (Open Researcher and Contributor ID). Se o(a) autor(a) ainda não possuir esse número, é necessário realizar o cadastro no seguinte endereço eletrônico: http://orcid.org/.);
  • Esta folha deverá ser inserida na página da revista como “documento suplementar”;

3 – Tamanho, título, resumo e palavras-chave no idioma do respectivo manuscrito.

  • O título do documento deve estar em versal (maiúscula) negrito e centralizado e pode ter, no máximo, 12 palavras ou 75 caracteres com espaço;
  • O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras em português e deve apresentar, com clareza e síntese, objetivo, metodologia, estrutura e resultados relevantes do trabalho. Deve estar a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos;
  • Palavras-chave: três a cinco realmente descritivas do foco do trabalho, separadas entre si por ponto;
  • Logo abaixo, a versão do resumo para o inglês (Abstract), desde o título do artigo, com as respectivas palavras chaves (Keywords);
  • O texto, incluindo todos os itens (desde o título do trabalho até as referências), deve conter entre 40 e 50 mil caracteres (com espaços);

4 – O corpo do manuscrito a ser enviado deve conter itens que correspondam à introdução, desenvolvimento e conclusão. O item INTRODUÇÃO deve conter a apresentação do manuscrito e breve problematização do tema/objeto, bem como: a justificativa do tema, o porquê da escolha, os objetivos, a metodologia, o recorte teórico e delimitações, a perspectiva teórico-metodológica escolhida e, por fim, dizer como o trabalho estrutura-se e está apresentado. Na introdução e considerações finais usa-se o mínimo de citações (raramente usa-se), pois este é essencialmente espaço de construção e elaboração do(a) próprio(a) autor(a).

  • A INTRODUÇÃO, seguida das demais seções primárias, deve ser enunciada por títulos digitados em versal (maiúsculas), em negrito e sem numeração, ajustados à margem esquerda;
  • Os títulos das seções secundárias, também ajustados à margem esquerda, deverão ser digitados com letras minúsculas, em negrito, com o mesmo corpo do texto, exceto a inicial e os nomes próprios que devem ser maiúsculas;
  • Os títulos das demais seções (terciárias, quaternárias etc.) deverão ser digitados utilizando outros recursos, tais como: redondo (minúsculas) ou itálico, em corpo menor que o do texto. Deve-se deixar um espaço duplo entre os parágrafos que se seguem aos títulos das seções.

5 – Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em texto editável em Word.

6 – Figuras, tabelas e fotos bem nítidas, em alta definição, somente em preto e branco, deverão conter créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

7 – Os trabalhos deverão ser enviados rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

8 – Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), quando em Português, ou da American Psychological Association (APA) quando em Espanhol, Inglês e Francês. Durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Temporalis.

9 – A identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do trabalho, garantindo desta forma o critério de sigilo para avaliação por pares.

10 – As orientações para citação, conforme a NBR-10520, de agosto de 2002, para a Temporalis foram assim sistematizadas:

As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data.

- Citações diretas, literais ou textuais: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas.

Em destaque: Nas citações com mais de três linhas, aplica-se o recuo de 4cm da margem esquerda, com caractere menor que o do texto, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.

- Citações indiretas: A fonte também deverá ser citada (autor, data) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor ou ao final do mesmo sob forma de nota bibliográfica. A indicação do número da página é opcional.

Nome do(a) autor(a) da obra, para os dois casos acima: 1. no corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico [...]”; 2. entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico [...]” (MOTA, 1997, p. 87).

11 – Referências Conforme a NBR 6023, de 14 novembro de 2018.

Listar somente as fontes efetivamente citadas no trabalho.

Alguns exemplos:

Monografia no todo (inclui livro, teses, dissertações, entre outros)

SANTOS, M. B. dos. Estatuto da Cidade: uma arma contra os inimigos. São Paulo: Ed. de Direito, 2001.

Parte de monografia (Inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor(es) próprios e/ou título próprios)

SAWAIA, B. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p. 115-134.

Legislação em meio eletrônico BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2002.

Publicação periódica

ARGUMENTUM. Vitória: Edufes, 2009-. Semestral.

Parte de revista

NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis. Florianópolis: EDUFSC, v. 7, n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.

Artigo e/ou matéria de jornal NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico ARRANJO Tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: (colocar o endereço URL ativo). Acesso em: 25 ago. 1998.

Evento

SOUZA, L. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p. 3-4.

Uso de siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses.

Exemplo: Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS).

Desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, tabelas e outros:

Devem estar inseridos no texto e não em seu final. Usados apenas quando for absolutamente necessário à clareza do texto, devem ser apresentados o mais próximo possível dos trechos a que se referem, numerados em algarismos arábicos, acompanhados de título e fonte na parte inferior da respectiva ilustração. Quando couber, relacionar esta fonte na lista de referências. Observar os procedimentos éticos em relação à fotografia. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar o título, a fonte e o crédito. As imagens digitais devem ser apresentadas em 400DPIs para melhor resolução gráfica.

Endereços na Internet: Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.ufes.br) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.

Política de Privacidade

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