O projeto de formação em Serviço Social: análise da sua trajetória histórica no período 1996 a 2016.
DOI:
https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p23-49Resumo
O artigo se alicerça no resgate dos principais fatos conjunturais e profissionais que incidiram e alicerçaram o percurso empreendido pela formação em Serviço Social, abrangendo o período de 1996 a 2016. Para tanto, parte-se das análises documentais e bibliográficas que vêm sendo feitas por dois grupos de pesquisa cujo objeto de estudo é a formação na área. Objetiva-se contribuir com a reflexão, análise e crítica desse percurso, a partir de um balanço crítico dos principais aspectos que incidiram no mesmo, bem como sinalizar as polêmicas, os desafios e as estratégias de resistência, empreendidos pela categoria profissional, no horizonte de luta pela afirmação da direção crítica comprometida com a qualidade e direção social desse projeto de formação.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Cadernos da APUFSC, Florianópolis, n. 2, fev. 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Diretrizes curriculares do curso de serviço social: sobre o processo de implementação. Temporalis, Brasília-DF, Ano VII, n. 14, jul./dez. 2007.
______. Plano de trabalho da executiva nacional 2009-2010. 2009. Disponível em: < http://abepssgesto2009-2010.blogspot.com.br/2009/04/conheca-o-plano-de-trabalho-da-abepss.html> Acesso em: 10 jan. 2016.
BOSCHETTI, Ivanete. O desenho das diretrizes curriculares e dificuldades na sua implementação. Temporalis, Brasília-DF, Ano IV. N. 8, p. 17-30, jul./dez. 2004.
______. Exame de proficiência: uma estratégia inócua. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Ano XXIX, n. 94, p. 5-12, 2008.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília-DF: 23 dez. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 26 jul. 2016.
BRASIL, Lei n. 12.317, de 26 de agosto de 2010. Acrescenta dispositivo à Lei no 8.662, de 7 de junho de 1993, para dispor sobre a duração do trabalho do Assistente Social. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília-DF: 27 ago. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12317.htm> Acesso em: 26 jul. 2016.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Parecer jurídico n° 10/07. Oficio Circular CFESS, n. 025/2007, abr. Brasília, DF: 2007.
______. Posicionamento das entidades nacionais de serviço social sobre criação e proliferação de cursos de graduação à distância. Brasília, DF: CFESS/ENESSO, abr., 2007. Mimeografado.
______. Perguntas frequentes: número de profissionais no Brasil. [2016]. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/perguntas-frequentes. Acesso em: 10 mar. 2016.
______. Relatório final do 37º Encontro Nacional CFESS/CRESS. Brasília, DF 25 a 28 set. 2008. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/relatorio_2008.pdf> Acesso em: 20 nov. 2016.
______. Carta Aberta aos Estudantes e Trabalhadores dos Cursos de Graduação a Distância em Serviço Social no Brasil. Campo Grande, set. 2009. Disponível em: < http://www.cfess.org.br/arquivos/Carta_Aberta_EaD_Campo_Grande.pdf> Acesso em: 20 nov. 2016.
______. Esclarecimento sobre a implantação da jornada de 30 horas para assistentes sociais sem redução salarial - CFESS. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 105, p. 188-193, jan./mar. 2011.
______. Sobre a incompatibilidade entre graduação a distância e Serviço Social. Brasília, DF: CFESS-CRESS, 2014. V. 2.
CRESWELL, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
e-MEC. Instituições de educação superior e cursos cadastrados. [2016]. Disponível em: < http://emec.mec.gov.br/> 20 maio 2016.
FORMASS/PUCRS. Dados obtidos junto ao Grupo de Pesquisa. PUCRS: Porto Alegre, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MACIEL, Ana Lúcia Suárez. 80 anos do Serviço Social no Brasil: revisitando a sua trajetória histórica e a conformação atual da profissão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 15., 2016. Olinda-PE. Anais... Olinda: CFESS, 2016.
______; LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Apresentação no painel sobre Formação e Trabalho profissional: desafios e tendências. In.: ENCONTRO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 10., 2016. Porto Alegre-RS. Anais... Porto Alegre: CRESS, 2016.
______; ______. Formação e trabalho profissional: desafios e tendências. In.: ENCONTRO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 10., 2016. Porto Alegre-RS. Anais... Porto Alegre: CRESS, 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Lista funcional de cursos. [2016]. Disponível. em: <www.educacaosuperior.inep.govbr/funcional/lista_cursos.as> Acesso em: 30 dez. 2016.
______. ______. Censo da Educação Superior de 2013. 2014. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2014/coletiva_censo_superior_2013.pdf> Acesso em: 20 nov. 2015.
______. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Relatórios-síntese do Enade em Serviço Social. 2004. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/download/superior/enade/Relatorio/Relatorio_area_Servico_Social.pdf> Acesso em: 30 jan. 2016.
______. ______. Relatórios-síntese do Enade em Serviço Social. 2007. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/download/enade/2007/relatorio_sintese/2007_REL_SINT_SERVICO_SOCIAL.pdf> Acesso em: 30 jan. 2016.
______. ______. Relatórios-síntese do Enade em Serviço Social. 2010. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2010/2010_rel_sint_servico_social.pdf> Acesso em: 30 jan. 2016.
______. ______. Relatórios-síntese do Enade em Serviço Social. 2013. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2013/2013_rel_servico_social.pdf> Acesso em: 30 jan. 2016
PEREIRA, Larissa Dahmer. Educação e Serviço Social: do confessionalismo ao empresariamento da formação profissional. São Paulo: Xamã, 2008.
RAMOS, Sâmya Rodrigues. As diretrizes curriculares e a política nacional de estágio: fundamentos, polêmicas e desafios. Temporalis, Brasília, DF, Ano IX, n. 17, p. 21-38, jan./jun. 2009.
RODRIGUES, Mavi. Exame de proficiência e projeto profissional: um debate sobre o futuro do Serviço Social. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Ano XXIX, n. 94, p. 22-37, 2008.
SILVA, José Fernando Siqueira da; SANT’ANA, Raquel Santos; LOURENÇO, Edvânia Ângela de Souza. Sociabilidade burguesa e Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
TEIXEIRA Rodrigo; AQUINO Isaura; GURGEL, Telma. Estágio supervisionado em Serviço Social: desfazendo os nós e construindo alternativas. Relatório do Projeto ABEPSS Itinerante 2014. Temporalis, Brasília, DF, Ano XVI, n. 31, p. 401-417, jan./jun. 2016.
TEMPORALIS. Educação em crise e perspectivas de organização política. Brasília-DF, v. 13, n. 25, jan./jun. 2013.
______. Formação profissional em serviço social. Brasília-DF, v. 16, n. 31, jul./dez., 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Exercício Profissional em Serviço Social - GEFESS. Dados obtidos junto ao Grupo de Pesquisa. Porto Alegre, 2016.