O projeto de formação em Serviço Social: análise da sua trajetória histórica no período 1996 a 2016.

Autores

  • Alzira Maria Baptista Lewgoy Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Lúcia Suárez Maciel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p23-49

Resumo

O artigo se alicerça no resgate dos principais fatos conjunturais e profissionais que incidiram e alicerçaram o percurso empreendido pela formação em Serviço Social, abrangendo o período de 1996 a 2016. Para tanto, parte-se das análises documentais e bibliográficas que vêm sendo feitas por dois grupos de pesquisa cujo objeto de estudo é a formação na área. Objetiva-se contribuir com a reflexão, análise e crítica desse percurso, a partir de um balanço crítico dos principais aspectos que incidiram no mesmo, bem como sinalizar as polêmicas, os desafios e as estratégias de resistência, empreendidos pela categoria profissional, no horizonte de luta pela afirmação da direção crítica comprometida com a qualidade e direção social desse projeto de formação.

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Biografia do Autor

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Assistente Social, Professora e Pesquisadora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Ana Lúcia Suárez Maciel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS

Assistente Social, Professora e Pesquisadora do Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS.

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Publicado

26-02-2017

Como Citar

Lewgoy, A. M. B., & Maciel, A. L. S. (2017). O projeto de formação em Serviço Social: análise da sua trajetória histórica no período 1996 a 2016. Temporalis, 16(32), 23–49. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p23-49