O conceito de nação no pensamento social brasileiro
Resumen
Nação é um conceito bastante recente no pensamento social e que denota grande amplitude, irredutível a definições fechadas, que partiu de uma noção eurocêntrica de sociedade para virar questão premente em todo o mundo. No Brasil, a pendência da nação é preocupação do pensamento social desde pelo menos sua Independência em 1822, e com maior aprofundamento no Período Imperial com o movimento do Romantismo e na Era Vargas. Por revisão bibliográfica e de dados históricos, este artigo examina como a “questão nacional” foi tratada ao longo dos séculos pelo pensamento social brasileiro, as construções artificiais impostas “de cima para baixo”, a consequente falta de sua conclusão e os efeitos dessa “pendência” na vida cotidiana social e política brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).