Gestão de facilidades como instrumento de políticas públicas: análise de conteúdo da estratégia do governo do Reino Unido
Resumen
O Facilities Management (FM) ou Gestão de Facilidades (GF), em tradução livre, sido objeto de pesquisas e análises internacionais, principalmente nas últimas cinco décadas, sob a ótica de sua contribuição para a eficiência operacional das organizações. Considerada como uma área de apoio às operações, é responsável pela infraestrutura física das edificações e, consequentemente, pela qualidade dos ambientes e de seus usuários. Nota-se que nos últimos anos a área tem apresentado novas agendas exógenas relacionadas à sustentabilidade e políticas públicas, como recentemente implementadas pelo governo do Reino Unido. O trabalho ancorou-se na revisão bibliográfica de textos seminais que apontam avanços e novas externalidades, culminando com a análise de conteúdo da estratégia oficial do governo. Os resultados indicaram que a estratégia, vista de uma perspectiva macro, apresenta uma abordagem central vinculando o FM como uma ferramenta para apoiar o atendimento ao cidadão por meio de dados. O documento apresentou emoções mais ligadas à confiança e à sentimentos positivos. Por outro lado, se o objetivo era uma estratégia sustentável e verde, não foi enfatizado na narrativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).