A potencialidade do desenvolvimento tecnológico e sua relação com o homem
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.10284Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento tecnológico e sua relação com o homem. Com seu desenvolvimento, verificou-se a complexidade cada vez maior que o tema tem assumido em razão de sua potencialidade destrutiva e construtiva, cabendo ao sistema legislativo – nacional e internacional – a proteção de seu desenvolvimento e comércio. Verificou-se que em alguns casos que essa proteção acaba gerando um retrocesso, pois a proteção realidade através da propriedade intelectual acaba limitando o acesso a tecnologias e avanços científicos importantíssimos para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida humana. No presente estudo amparou-se no método de abordagem hipotético-dedutivo sendo que o trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica. Conclui-se o trabalho apontando para a necessidade de se repensar o uso desenfreado dessas novas tecnologias em razão de sua potencialidade para o mal, sendo necessário compatibilizar seu desenvolvimento com o desenvolvimento duradouro e homeostático da humanidade, sendo necessário aprimorar os estudos acerca da sustentabilidade dessas novas tecnologias.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.