Grandes empreendimentos e contradições sociais na Amazônia: a degradação da vida no município de Barcarena, Pará
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10533Resumo
Este artigo aborda a riqueza e a pobreza geradas em função de grandes empreendimentos industriais e portuários no município de Barcarena/Pa. Objetiva refletir sobre as contradições entre um elevado produto Interno Bruto/PIB e as precárias condições sociais da população daquele município paraense. A partir da pesquisa bibliográfica, documental e de campo – esta última realizada pelos autores em diferentes períodos -, foram analisados processos produtivos e logísticos em curso e as condições sociais – verificáveis a partir da demanda por programas de transferência de renda como o Programa Bolsa Família/PBF. Os resultados indicam que a produção de riqueza em função do complexo portuário-industrial produz concomitantemente pobreza da população, aprofundando as expressões da “questão social” na região.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.