A política social no contexto de crise: particularidades do caso brasileiro

Autores

  • Milena Gomes de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Franciclézia de Sousa Barreto Silva Docente do departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i1.11079

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar as tendências da Política Social no contexto de crise capitalista, processo complexo e contraditório, que no caso brasileiro, tem se operado particularmente sob a égide de contra-reformas do Estado. O entendimento dos caminhos e descaminhos, traçados pela Política Social nos permite afirmar que a crise econômica não se configura como único determinante, muito menos, os reajustes de paradigma. Eles decorrem de um único processo, de natureza estrutural, que articula diversas dimensões, sob o comando único do capital, com fins a ampliar seus processos de valorização.

 

Biografia do Autor

  • Milena Gomes de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

    Departamento de Serviço Social

    Departamento de Economia

     

  • Franciclézia de Sousa Barreto Silva, Docente do departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

08-05-2016

Como Citar

A política social no contexto de crise: particularidades do caso brasileiro. (2016). Argumentum, 8(1), 76-85. https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i1.11079